Image

Jaguar F-Type reestilizado perde motor V8 e parte de R$ 404.166

16

nov
2020

Reestilizado na Europa no final do ano passado, o Jaguar F-Type 2021 começa a ser vendido no Brasil. Apesar dos retoques visuais e da atualização de conteúdo, o esportivo inglês deixa de ser oferecido com a nervosa motorização V8 Supercharged de até 575 cv de potência.

O F-Type passa a ser oferecido apenas na versão R-Dynamic, nas variantes P300 e P380 (veja os preços abaixo).

F-Type R-Dynamic Coupé P300 (2.0 turbo 300 cv) – R$ 404.166
F-Type R-Dynamic Conversível P300 (2.0 turbo 300 cv) – R$ 418.082
F-Type R-Dynamic Coupé P380 (3.0 V6 Supercharged 385 cv) – R$ 537.351
F-Type R-Dynamic Conversível P380 (3.0 V6 Supercharged 385 cv) – R$ 551.250

Visualmente, a maior mudança está na dianteira, que recebeu capô mais baixo, grade frontal avantajada e faróis mais estreitos. Na traseira, a atualização é ainda mais discreta, restrita ao formato do nicho da placa e das lanternas.

O interior mudou pouco, mas evoluiu tecnologicamente com a adoção de um painel com tela totalmente digital de 12,3 polegadas e uma nova central multimídia de 10 polegadas compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Agora sem motor V8

Nesta atualização, o F-Type deixa de ser oferecido com o motor 5.0 V8 sobrealimentado com compressor mecânico. Esse propulsor entregava 490 cv, 550 cv ou 575 cv de potência, de acordo com a versão.

As configurações “de entrada” P300 são equipadas com o 2.0 turbo de quatro cilindros de 300 cv e 40,7 kgfm (o mesmo propulsor dos novos Land Rover Evoque e Defender), capaz de levar o esportivo aos 100 km/h em 5,7 segundos e 250 km/h de velocidade máxima.

Já as P380 levam sob o capô o 3.0 V6 Supercharged de 385 cv e 46,8 kgfm. Com esse motor, o F-Type vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge os 275 km/h.

Em todas as versões, o modelo é sempre equipado com câmbio automático de oito velocidades e tração traseira.

Segundo a Jaguar, o novo F-Type recebeu melhorias no chassi voltadas à dinâmica, como novos amortecedores adaptativos, molas, barras estabilizadoras, coxins e buchas. O esportivo também conta com novas rodas de liga leve de 20 polegadas.

O Jaguar F-Type 2021 é equipado de série com sistema de escapamento ativo (o motorista controla o nível de ruído), faróis de LED, bancos revestidos de couro e Alcantara com seis modos de ajuste elétrico, sistema de som Meridian, suspensão passiva, seis airbags, controles de estabilidade e tração, monitor de fadiga do motorista, assistência de manutenção em faixa, entre outros.

Na edição especial de lançamento First Edition são adicionadas as rodas de 20” com acabamento diamantado, bancos revestidos de couro Windsor com 12 ajustes elétricos, painel e volante com acabamento em alumínio e soleiras de metal.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.