Image

Rival do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross é flagrado em testes no Brasil

04

nov
2020

Registrado recentemente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o Toyota Corolla Cross já roda em testes no Brasil, como mostra o flagra do Instagram @carroscamuflados. O SUV estreará em meados de 2021 para competir com o Jeep Compass e o Volkswagen Taos.

Com o Corolla Cross, que será fabricado em Sorocaba (SP), a Toyota pretende aumentar a sua participação no segmento de utilitários esportivos. Atualmente, a marca só comercializa no Brasil os modelos RAV4 e SW4.

A produção do Corolla Cross no interior paulista, aliás, ameaça tirar o Etios de linha. O compacto poderá ser descontinuado para abrir espaço ao SUV na fábrica sorocabana.

Desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA, a mesma do sedã Corolla, o SUV mede 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas de 487 litros tem a capacidade reduzida para 440 litros no caso das versões equipadas com estepe de uso temporário acomodado no assoalho.

Protótipo do Toyota Corolla Cross é flagrado durante teste de rodagem (@carroscamuflados)

A distância entre-eixos de 2,64 m é idêntica à do CH-R (SUV derivado da mesma plataforma vendido na Europa e Japão), porém, 6 centímetros menor que a do Corolla.

Além da estrutura, o Corolla Cross também compartilhará com o Corolla as motorizações: 1.8 flex híbrida de 123 cv de potência e 2.0 flex com injeção direta de até 177 cv.

Ambas são gerenciadas por transmissões automáticas tipo CVT, sendo que na 2.0 flex o câmbio simula 10 marchas.

O nível de equipamentos também deverá ser idêntico ao do Corolla, oferecendo central multimídia com tela tátil de 9 polegadas e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, ar-condicionado automático, faróis de LED, etc. Sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e teto solar poderão ser disponibilizados em versões topo de linha.

Foto: Divulgação e Carros Camuflados

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.