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Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de 2021 para brigar com Jeep Compass

13

out
2020

Após a divulgação de teasers, flagras e projeções, o Volkswagen Taos foi revelado oficialmente em uma live transmitida da Argentina. O SUV médio será fabricado no país vizinho e chegará ao Brasil no segundo trimestre de 2021 com a árdua missão de tomar vendas do Jeep Compass.

Antes chamado de Projeto Tarek, o Taos ficará posicionado entre o T-Cross brasileiro e o Tiguan AllSpace importado do México na gama de SUVs da Volkswagen.

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Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB, o Taos mede 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos. O seu porta-malas acomoda 455 litros de bagagem.

Para efeito de comparação, o Compass tem 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,64 m. O compartimento de bagagem do Jeep leva 410 litros.

Para a América Latina, o desenho do Taos foi atualizado com faróis mais estreitos, interligados por duas finas faixas de LED que se estendem pela grade. Os para-choques têm aparência mais robusta, incluindo falsas saídas de escape na traseira.

O interior segue o estilo sóbrio dos modelos atuais da Volkswagen. O painel é idêntico ao do sedã médio Jetta, com exceção do volante lançado no Nivus.

A versão mais cara seguirá o nível de equipamentos do Nivus Highline, oferecendo painel digital Active Info Display, teto solar panorâmico e o pacote de assistências de condução, com sensor de ponto cego, assistência de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e faróis de LED adaptativos.

A variante mais completa também terá ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva, lanternas de LED, além da central multimídia VW Play desenvolvida no Brasil (indisponível no modelo que será exportado do México para os Estados Unidos).

Todas as configurações deverão ter seis airbags de série, além de controles de estabilidade e tração.

VERSÃO MEXICANA TERÁ NOVO MOTOR 1.5 TURBO E CÂMBIO DE 8 MARCHAS

O Taos que virá da Argentina será movido pelo conhecido motor 1.4 turbo flex fabricado em São Carlos (SP). O propulsor, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, será combinado ao câmbio automático de 6 marchas.

Já a versão mexicana, que será comercializada no mercado norte-americano, estreará no continente o novo motor 1.5 turbo a gasolina, dotado de desativação de dois dos quatro cilindros para economizar combustível. Capaz de gerar 160 cv e 24,5 kgfm, a unidade será atrelada a uma transmissão automática de 8 velocidades.

Uma variante dotada de tração integral e câmbio automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas também será oferecida aos norte-americanos.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.