Image

Novo Hyundai HB20 tem nota rebaixada no Latin NCAP

09

out
2020

O Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos comercializados na América Latina, divulgou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota do teste de impacto do novo Hyundai HB20.

Segundo a entidade, o compacto, equipado apenas com airbags frontais, teve a classificação na proteção para adultos rebaixada para apenas uma estrela de cinco possíveis.

No teste patrocinado pela Hyundai, no ano passado, o novo HB20 recebeu quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas para os passageiros infantis (nota mantida nessa última avaliação).

De acordo com o Latin NCAP, a nota foi reavaliada após um novo teste de auditoria. O instituto diz que “o resultado do teste de auditoria mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral”.

A Hyundai ainda não se manifestou sobre o rebaixamento da nota do HB20 no teste de impacto.

Para Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, “é surpreendente e decepcionante que um fabricante como a Hyundai, líder em segurança nos mercados globais, seja caracterizado por um fraco desempenho de segurança na América Latina. O HB20 é concorrente direto do novo Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil. O novo Onix oferece melhor desempenho, cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e infantil, seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e proteção para pedestres como equipamento de segurança padrão”.

O Latin NCAP destaca que “não encontrou diferença” na construção dos carros submetidos ao teste em 2019 e 2020 e que a “deformação da estrutura parece a mesma”.

A entidade também afirma ter observado uma “desaceleração diferente nas mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão”.

“Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro. Esta situação levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai dos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20″, diz a nota divulgada pelo Latin NCAP. De acordo com o órgão, houve alguma oscilação na qualidade de produção do veículo, cujo controle é de responsabilidade do fabricante.

Fotos e vídeo: Latin NCAP

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.