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Teste: Chevrolet Spin Premier 2021 leva 7, mas custa tanto quanto um Tracker

16

set
2020

Com os SUVs cada vez mais presentes nas garagens das famílias brasileiras, a Chevrolet Spin ainda resiste como a principal opção para quem precisa de um veículo de sete lugares. Lançada no mercado brasileiro há oito anos, a minivan chegou recentemente à linha 2021 com algumas novidades (e mais cara), mas será que ela compensa o investimento?

Não foi desta vez que a Spin trocou o veterano motor 1.8 aspirado por um moderno propulsor turbinado ou passou a oferecer airbags laterais e de cortina. No entanto, todas as versões agora são equipadas de série com assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e tração.

A minivan ganhou também o alerta de não afivelamento do cinto de segurança do passageiro dianteiro e painel de instrumentos com grafismo do velocímetro atualizado para mais condizentes 180 km/h. A partir da versão LT automática, a Spin já conta com controle de cruzeiro.

Na configuração testada, a topo de linha Premier (parte de R$ 95.390), a minivan acrescenta faróis com acendimento automático e luzes de posição de LED, sensor de chuva, faróis de neblina, grade cromada, rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos e volante revestidos de couro, computador de bordo, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

A central multimídia MyLink com tela de 7”, Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay é item de série desde a versão LT, mas ainda não oferece a conexão de internet 4G como nos modelos mais recentes da Chevrolet.

Adicionando a transmissão automática (R$ 4.200) e a pintura metálica prata Switchblade (R$ 1.600) do carro avaliado, a Spin Premier chega a custar salgados R$ 101.190, valor que a posiciona na faixa de preços dos SUVs compactos.

Por exemplo: um Chevrolet Tracker LT automático zero quilômetro sai por R$ 97.490 já contando a pintura metálica. O projeto mais moderno do SUV é contemplado com seis airbags (ante apenas os dois frontais obrigatórios da Spin), além da eficiente motorização 1.0 turbo de três cilindros de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.

Falando em motor, a Spin manteve na linha 2021 o polivalente 1.8 de 8 válvulas naturalmente aspirado, que entrega até 111 cv e 17,7 kgfm. Combinado ao câmbio automático de seis velocidades, esse propulsor “tira leite de pedra” ao fornecer desempenho condizente com a proposta da minivan e consumo bastante satisfatório.

Velocímetro teve a escala reduzida de 220 km/h para 180 km/h

Nos testes instrumentados do Instituto Mauá de Tecnologia, a Spin abastecida com gasolina chegou a fazer médias de 11,5 km/l na cidade e 17 km/l na estrada (veja o teste completo na tabela abaixo).

Nas provas de aceleração, a minivan precisou de 12 segundos para atingir os 100 km/h quando abastecida com etanol. Número razoável para um carro de 1.235 kg com centro de gravidade elevado e sem pretensões esportivas.

Por entregar seu torque máximo abaixo de 3.000 rpm, o antigo motor 1.8 até que é competente no uso diário na cidade. A calibração da caixa automática também colabora para uma condução tranquila e voltada à economia de combustível. Mas é na estrada que a Spin sente mais a falta do fôlego extra que um motor turbinado poderia proporcionar, situação em que o câmbio precisa intervir com reduções de marcha para embalar a minivan em retomadas. Ainda assim, ela passa a impressão de ser mais esperta que os SUVs equipados com motores aspirados abaixo de 2.0 litros.

Equipada com freios a disco somente nas rodas dianteiras, a Spin precisou de 50,6 metros para parar totalmente vindo a 100 km/h. A marca não é ruim, embora o motorista tenha a percepção de os freios não serem equivalentes ao desempenho do carro.

Já a cabine espaçosa acomoda os passageiros com mais conforto que os SUVs compactos. Quatro adultos viajam sem aperto, uma vez que a terceira fileira de bancos é mais indicada para trajetos curtos ou levar crianças. Nessa configuração, a capacidade do porta-malas fica limitada a apenas 162 litros, mas sobe para bons 553 litros quando os dois assentos extras estão rebatidos.

Acesso à terceira fileira não é dos mais fáceis, mas há cintos de três pontos para todos os passageiros

O acabamento interno segue na média do que os SUVs oferecem. Plástico rígido predomina o ambiente, mas a versão Premier tenta passar um ar sofisticado ao recorrer à cor marrom na faixa horizontal no painel e no revestimento de couro dos bancos e das portas. Na linha 2021, as únicas mudanças são a escala do velocímetro e o botão no painel que desliga os controles de estabilidade e tração.

A Spin é o único carro de sete lugares do mercado brasileiro com etiqueta inicial abaixo dos R$ 100 mil. Apesar de dever itens de segurança e a sua motorização não ser a última palavra em tecnologia, a minivan cumpre o mesmo papel que um SUV da moda na hora de transportar uma família, porém, com a vantagem de levar mais duas pessoas ou bagagem extra.

TESTE CARSALE-MAUÁ
 
0 a 60 km/h4,90 segundos (etanol)
5,76 segundos (gasolina)
0 a 100 km/h12,01 segundos (etanol)
14,15 segundos (gasolina)
0 a 120 km/h17,86 segundos (etanol)
21,71 segundos (gasolina)
Aceleração em 5 segundos48,92 metros/60,80 km/h (etanol)
44,11 metros/54,32 km/h (gasolina)
Aceleração em 400 metros18,20 segundos/120,94 km/h (etanol)
19,28 segundos/114,55 km/h (gasolina)
Aceleração em 1000 metros33,87 segundos/150,33 km/h (etanol)
35,90 segundos/142,99 km/h (gasolina)
Retomada 40 a 100 km/h9,47 segundos (etanol)
11,89 segundos (gasolina)
Retomada 80 a 120 km/h9,68 segundos (etanol)
12,73 segundos (gasolina)
Frenagem 100 a 0 km/h50,6 metros
Consumo cidade7,1 km/l (etanol)
11,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada12,1 km/l (etanol)
17 km/l (gasolina)

Ficha técnica
 
CarroceriaMonobloco em aço, cinco portas, sete lugares
MotorDianteiro, transversal, injeção multiponto, comando de válvulas simples no cabeçote, correia dentada
Número de cilindros4 em linha
Número de válvulas8 (duas por cilindro)
Taxa de compressão12,3:1
Cilindrada1.796 cm³
Potência 106/111 cv a 5.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque16,8/17,7 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol)
TransmissãoAutomática de 6 marchas
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Suspensão traseiraEixo de torção
Pneus e rodas 205/60 R16, liga leve 16"
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosTambores com ABS e EBD
Volume do tanque de combustível 53 litros
Volume do porta-malas553 litros/162 litros (7 lugares)
Altura1,68 m
Comprimento4,41 m
Largura1,73 m (sem espelhos)
Entre-eixos 2,62 m
Peso em ordem de marcha1.235 kg

Fotos: Guilherme Silva e Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.