Image

SUV da Fiat Toro será lançado em 2022, diz site

08

set
2020

Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a Fiat decidiu retomar alguns projetos, entre eles o do SUV derivado da picape Toro, previsto para estrear em 2022. Protótipos do modelo já estariam rodando em testes no campo de provas da fábrica da FCA em Goiana (PE).

Rumores chegaram a cogitar que a marca lançaria um SUV com linhas de cupê baseado no conceito Concept Coupé (FCC4), mostrado há quase dois anos na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, mas a marca manterá o projeto com desenho convencional.

A opção por esse tipo de carroceria ainda permite criar uma variante de sete lugares, inviável num modelo cupê devido ao teto mais baixo na parte traseira. Essa possibilidade foi cogitada há alguns anos para um sucessor do Freemont.

Já o desenho de cupê será aplicado em uma variante do SUV compacto derivado do hatch Argo.

Como será fabricado em Pernambuco, o Toro SUV compartilhará a plataforma e componentes com a própria picape e com os “primos” Jeep Renegade e Compass. De acordo com o Autos Segredos, as maiores mudanças serão feitas a partir das colunas “C”, uma vez que a novidade manterá as portas traseiras da Toro.

O SUV chegará com o novo visual frontal da picape, que deverá ser reestilizada em 2021 como modelo 2022. Os retoques seguirão o estilo do conceito FCC4, enquanto a traseira terá lanternas horizontais, como sugerem as projeções do designer Kleber Silva.

O Toro SUV será equipado com o motor 2.0 turbodiesel, já usado na Toro e nos Jeep nacionais, que poderá sofrer melhorias para elevar a potência dos atuais 170 cv para 200 cv. Nesse caso, serão mantidos o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4.

Já as versões flex serão movidas pelo inédito 1.3 turbo, que está sendo feito em Betim (MG). O novo motor terá potência na casa dos 170 cv e será combinado a uma caixa automática CVT.

Projeções: Kleber Silva

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.