Image

Audi não confirma lançamento, mas já testa novo A3 Sportback no Brasil

18

ago
2020

O novo Audi A3 Sportback foi lançado na Europa em março, mas já roda em testes no Brasil. O jornalista João Anacleto, do canal A Roda, publicou em seu perfil no Instagram fotos de um protótipo com placas da Alemanha flagrado por Rafael Moricz em Bertioga, no litoral paulista.

Entretanto, a Audi informou à reportagem do Carsale que não há previsão de lançamento do modelo no Brasil.

A nova geração do A3 Sportback é construída a partir da plataforma modular MQB-Evo, uma versão aprimorada da antiga arquitetura para receber novas motorizações e melhorias na parte de segurança e isolamento acústico. O hatch cresceu 3 centímetros no comprimento (4,37 metros) e na largura (1,82 m). No entanto, a distância entre-eixos permaneceu com os 2,64 m do modelo anterior.

As motorizações disponíveis na Europa são a 1.5 turbo a gasolina de 150 cv de potência e a 2.0 turbodiesel, com variantes de 116 cv e 150 cv. Todas são oferecidas com câmbio manual de seis marchas ou automatizada S Tronic de dupla embreagem com sete velocidades.

A primeira, com transmissão S Tronic, é a mais cotada para o mercado brasileiro caso o novo A3 Sportback seja lançado por aqui.

No caso da 1.5 turbo, o hatch é dotado do sistema híbrido leve de 48 volts, que usa um gerador elétrico conectado ao motor por uma correia para recarregar uma bateria de íons de lítio. Além de abastecer os sistemas elétricos do carro, o recurso fornece 12 cv a mais em condições de maior demanda de potência.

O sistema híbrido leve ainda economiza combustível por ser capaz de mover o veículo por cerca de 40 segundos somente com a eletricidade armazenada nas baterias.

O novo A3 Sportback é construído com suspensões independentes nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multilink na traseira), mas versões de entrada, equipadas com o motor 1.0 turbo a gasolina, vendidas na Europa saem de fábrica com o sistema de eixo de torção na traseira.

Entre as novidades de conteúdo estão a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, internet sem fio a bordo e GPS nativo com informações do trânsito em tempo real. O hatch ainda pode receber carregador de celular por indução, entre outros equipamentos.

Fotos: Rafael Moricz e Divulgação Audi

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.