Image

Canadense que nasceu cego realiza sonho e compra Corvette após enxergar pela primeira vez

07

ago
2020

Um canadense de 44 anos realizou um sonho de infância ao comprar um Chevrolet Corvette Grand Sport mesmo sem ter habilitação para dirigir. O detalhe é que ele nasceu cego e só começou a enxergar recentemente após uma cirurgia nos olhos.

Pai de três filhos, Mike Schickerowski foi deficiente visual durante toda a vida por ter nascido com nistagmo, uma doença que provoca movimentos involuntários dos olhos e afeta a sua comunicação com o cérebro do paciente.

A esperança de Schickerowski poder enxergar o mundo pela primeira vez veio com um bem sucedido tratamento experimental iniciado em 2018 em uma clínica oftalmológica na Califórnia, nos Estados Unidos.

“Foi lindo de ver, pois foi a realização que mais senti falta em toda a minha vida. Foi um colapso emocional. Minha mãe estava gritando e minha esposa estava em êxtase. Isso nunca deveria acontecer”, disse Schickerowski ao Global News. “Houve um momento triste de quanta história se passou e de quanto eu sofri, mas eu ainda estava empolgado para o futuro”.

Desde criança, Mike sonhava em ter um carro esportivo, embora nunca soubesse como era um desses modelos e muito menos como era a experiência de dirigi-los. Após enxergar pela primeira vez, ficou tão empolgado que comprou um potente Corvette Grand Sport na cor amarelo Racing, antes mesmo de ver o carro de perto e tirar a carteira de motorista.

Schickerowski foi aprovado de primeira na prova para tirar a habilitação, no começo de julho, e dirige o Corvette desde então.

Obviamente, dirigir um Corvette amarelo atrai muita atenção, mas isso não o incomoda: “É apenas uma sensação de liberdade e a capacidade de poder sair e fazer o que preciso fazer agora”, disse.

“Levei meu filho para pescar na semana passada. Eu nunca fui capaz de fazer isso sozinho. Até levei minha filha para tomar sorvete. É inacreditável”, comemora.

O Corvette Grand Sport de sétima geração é equipado com um motor V8 de 6.2 litros, que entrega 460 cv de potência. O propulsor pode ser combinado a um câmbio manual de sete marchas ou a uma caixa automática de oito velocidades (como no carro de Mike). Capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,6 segundos, o cupê custa a partir de 76.895 dólares australianos (cerca de R$ 302.280 em conversão direta).

Fotos: Arquivo pessoal Mike Schickerowski, Jill Croteau/Global Calgary e Divulgação GM

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.