Image

Mais caro que Polo GTS: Volkswagen Gol GTi 1993 é leiloado por R$ 118.500

21

jul
2020

Um Volkswagen Gol GTi 1993 chamou a atenção nas redes sociais após ser vendido pela bagatela de R$ 118.500 em um leilão realizado no último sábado (18), em Vinhedo (SP). O valor bem acima da média de mercado comprova a valorização que modelos nacionais das décadas de 1980 e 1990 vêm atingindo nos últimos anos.

Com esse dinheiro é possível comprar, por exemplo, um Polo GTS zero quilômetro. O atual hatch esportivo da Volks parte de R$ 102.500 com motorização 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de seis velocidades.

O carro com placas de Pirajuí, no interior de São Paulo, foi arrematado por um comprador de Rio do Sul (SC), que deu o lance mais alto no evento organizado pela Talladega Motoris e transmitido no Youtube pelo Circuito de Leilões de Veículos Antigos e Clássicos.

Ostentando ótimo estado de conservação e originalidade após ter a pintura cinza Spectrus refeita e sofrer uma reforma na tapeçaria, o Gol GTi é equipado de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, rádio toca-fitas Volksline, painel satélite, bancos Recaro e o famoso volante “quatro bolas” revestido de couro.

Estiloso, o hatch esportivo conta ainda com diferenciais estéticos, como para-choques pintados de cinza claro, faróis de longo alcance, lanternas fumê (escurecidas), aerofólio traseiro, ponteira dupla de escape e rodas de liga leve de 14 polegadas.

Quando novo, o motor AP 2.0 injetado a gasolina, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, entregava 120 cv de potência a 5.600 rpm e 17,5 kgfm de torque a 3.000 rpm, números que permitiam ao GTi alcançar os 100 km/h na casa dos 9 segundos e atingir os 185 km/h de velocidade máxima. O desempenho pode não impressionar atualmente, mas era bem interessante para a época.

Vale lembrar que o Gol GTi foi o primeiro carro nacional a ser fabricado com injeção eletrônica de combustível. O hatch estreou o sistema de alimentação em nosso mercado em 1989.

Fotos e vídeo: Reprodução internet / Circuito de Leilões de Veículos Antigos e Clássicos

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.