Image

Audi RSQ8 começa a ser vendido no Brasil custando um terço do “primo” Lamborghini Urus

02

jul
2020

Um dos lançamentos da linha RS no Brasil, o Audi RSQ8 já pode ser encomendado em regime de pré-venda pela bagatela de R$ 902.990. Apesar do preço salgado, o SUV esportivo custa praticamente um terço do valor do “primo” Lamborghini Urus, com o qual compartilha a plataforma e a motorização.

No Brasil, o Urus passa dos R$ 2,5 milhões, dependendo da configuração de acabamento e equipamentos.

Apresentado no Salão de Los Angeles, no final de 2019, o RSQ8 é construído a partir da estrutura modular MLBevo. Essa plataforma também serve de base a outros SUVs do Grupo Volkswagen, como Audi Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg.

Com visual invocado, como manda o figurino da linha RS, o SUV chama a atenção pela grade frontal avantajada e as enormes rodas de liga leve de 23 polegadas, entre outros detalhes estéticos.

O motor compartilhado com o Urus e o Porsche Cayenne Turbo é o V8 4.0 biturbo, que entrega 600 cv de potência e 81,6 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de oito marchas. Essa força é enviada às quatro rodas por meio do sistema de tração integral Quattro.

Segundo a Audi, o RSQ8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Com o pacote Dynamic, o SUV chega a 305 km/h. Para controlar tanto desempenho, o SUV é equipado com freios de carbono.

Para efeito de comparação, o Lamborghini Urus alcança os 100 km/h em 3,6 segundos antes de chegar aos 305 km/h de velocidade final.

Repleto de tecnologia, o RSQ8 é dotado de um sistema híbrido leve, que usa um sistema elétrico de 48 volts para abastecer baterias de íons de lítio por meio da energia recuperada em frenagens e desacelerações. O recurso envia eletricidade aos sistemas do carro que seriam alimentados pelo alternador ligado às polias do motor. Com isso, o consumo de gasolina é reduzido.

Além disso, o RSQ8 é dotado de suspensão adaptativa, que varia a altura do carro em até 9 centímetros de acordo com a velocidade e condição de rodagem.

Por dentro, o SUV conta com bancos esportivos revestidos de couro, detalhes nas cores prata e vermelho, além do painel de instrumentos digital integrado à central multimídia MMI e ao console central.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.