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Volkswagen Nivus chega em duas versões a partir de R$ 85.890

26

jun
2020

A Volkswagen revelou na última quarta-feira (24) o Nivus, crossover de estilo cupê baseado no Polo que teve o lançamento adiado de abril para o final de junho devido à pandemia do coronavírus. São duas versões: Comfortline (R$ 85.890) e Highline (R$ 98.290), ambas equipadas com o motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de seis marchas.

O Nivus Comfortline é equipado de série com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ar-condicionado, central multimídia Composition Touch com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som com seis alto-falantes, câmera de ré, computador de bordo, direção com assistência elétrica, faróis e lanternas em LED com luz de condução diurna integrada, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 16 polegadas, suporte para smartphone no painel.

O único opcional é o pacote VW Play & Tech (R$ 3.520), que adiciona controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, volante multifuncional e a nova central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas. O Nivus Comfortline terá cinco opções de cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum e a tonalidade especial Vermelho Sunset

Já a versão topo de linha Highline traz todos os itens da Comfortline com o pacote VW Play & Tech, mais chave presencial, ar-condicionado digital, bancos e volante revestidos de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, painel de instrumentos totalmente digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, detector de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e aletas para trocas de marchas no volante. O Nivus Highline conta com as mesmas opções de cores da versão Comfortline, com exceção da exclusiva tonalidade especial Cinza Moonstone.

Baseado na plataforma do Polo, o Nivus também é fabricado em São Bernardo do Campo (SP). Apesar do visual próprio da traseira, a novidade compartilha diversos componentes com o hatch, como partes das chapas da carroceria, portas, além dos mesmos 2,56 metros da distância entre-eixos.

No entanto, o balanço traseiro (856 mm) foi esticado em 168 mm para realçar as linhas de cupê e proporcionar um porta-malas de bons 415 litros de capacidade. Ganho de 115 litros em relação ao do Polo e mais espaçoso que os 393 litros do T-Cross.

A suspensão do Nivus também foi elevada em 1 centímetro em comparação com a do Polo para atingir uma altura de rodagem 2,7 cm superior, considerando os novos pneus e rodas de liga leve. Segundo a Volks, a altura em relação ao solo é igual à do T-Cross, mas o vão livre é menor devido aos defletores das caixas de rodas.

O visual do Nivus tem elementos próprios, como grade mais larga com frisos do tipo colmeia. O para-choque dianteiro e os faróis também são exclusivos do modelo.

A traseira conta com lanternas interligadas por uma peça plástica atravessando a tampa do porta-malas. Como no T-Cross, a iluminação de LED não forma um filete único.

O Nivus também é o primeiro Volkswagen feito no Brasil a receber o controle de cruzeiro adaptativo, combinado ao alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência (o T-Cross conta somente com a frenagem a automática pós-colisão).

A única motorização disponível é a 200 TSI 1.0 turbo flex, que entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Diferentemente dos irmãos Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus terá sistema start-stop para reduzir o consumo de combustível. De acordo com a Volks, esse motor recebeu sutis melhorias para melhorar a eficiência do funcionamento.

A transmissão é a Tiptronic automática de seis marchas, compartilhada com a maioria dos modelos da Volks vendidos no Brasil.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.