Image

Novo Ford Bronco será apresentado no dia do aniversário de O.J. Simpson

15

jun
2020

Após adiar o lançamento do novo Bronco em razão da pandemia do coronavírus, a Ford confirmou que o utilitário será apresentado, nos Estados Unidos, no dia 9 de julho. Curiosamente, a data coincide (ou não) com o aniversário do ex-jogador de futebol norte-americano O.J. Simpson.

O utilitário ganhou destaque depois que Simpson usou uma arma para render e obrigar seu amigo Al Cowlings a dirigir um Ford Bronco branco para fugir da polícia após ter sido acusado de matar sua ex-esposa, Nicole Brown, e seu amigo, Ron Goldman.

A fuga em baixa velocidade por estradas da Califórnia foi transmitida ao vivo e assistida por cerca de 95 milhões de pessoas. Simpson se entregou à polícia depois de rodar quase 100 quilômetros e se trancar no interior do veículo.

Em outubro de 1995, Simpson foi absolvido da acusação. No entanto, o ex-atleta voltou a ter problemas com a polícia e foi condenado à prisão, em 2008, por assalto à mão armada em um hotel em Las Vegas. Simpson cumpre liberdade condicional desde 2017.

Ford Bronco usado por Simpson sendo perseguido pela polícia (Los Angeles Times)

Já o Bronco usado na fuga foi vendido ao ex-agente de Simpson, Mike Gilbert, por US$ 75 mil (cerca de R$ 387 mil na cotação atual), que o manteve guardado em uma garagem durante 17 anos. Desde 2017, o veículo está exposto na área que conta a história do julgamento de O.J. Simpson no Museu do Crime East Alcatraz, em Washington (EUA).

Coincidência ou não, o novo Bronco resgata o nome do utilitário que fez sucesso nos Estados Unidos durante 31 anos. O seu principal concorrente será o Jeep Wrangler, outro modelo icônico para os norte-americanos.

Com uma proposta de jipe “raiz”, o Bronco usa o chassi de longarinas da picape Ranger para garantir maior robustez em condições adversas no uso off-road. Flagras já mostraram que o jipão terá versões de entre-eixos curto (três portas) e alongado (cinco portas).

Bronco de quinta geração foi feito entre 1991 e 1996 nos EUA e Venezuela usando chassi de picape (Associated Press)

Como o Wrangler, o Bronco também terá teto removível, entre outros recursos apreciados pelos jipeiros, como bloqueios dos diferenciais e desacoplamento da barra estabilizadora.

A imprensa estrangeira diz que o jipe será vendido nos Estados Unidos com duas motorizações a gasolina. A básica é a EcoBoost 2.3 turbo de quatro cilindros com potência na casa dos 274 cv e cerca de 43 kgfm de torque. Versões mais caras serão equipadas com a EcoBoost V6 2.7 turbo de 330 cv e 55 kgfm, usada na picape F-150.

A transmissão automática de 10 marchas será combinada ao sistema de tração 4×4 com reduzida, ambos compartilhados com a Ranger norte-americana.

Um câmbio manual de sete velocidades também será oferecido. Essa transmissão terá a função “Crawler”, uma tipo de primeira marcha reduzida para ser usada em situações severas no off-road.

Fotos novo Ford Bronco: The Raptor ConnectionBronco6G e Juggernaut

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.