Image

Jeep Compass estreia na Europa motor 1.3 turbo confirmado para o Brasil

05

jun
2020

Previsto para estrear no Brasil até o ano que vem, o Jeep Compass 2021 equipado com o novo motor 1.3 turbo foi apresentado na Europa. Além do propulsor, o SUV recebeu atualizações na central multimídia e estreou a versão híbrida 4xe.

Movido apenas a gasolina, o motor Firefly 1.3 turbo de quatro cilindros é ofertado em variantes de 130 cv e 150 cv de potência, ambas entregando 27,5 kgfm de torque.

A primeira é combinada a um câmbio manual de seis marchas, enquanto a mais potente é atrelada à uma transmissão automatizada de dupla embreagem, também de seis velocidades – ambas com tração apenas dianteira.

No Brasil, esse motor será fabricado em Betim (MG) a partir de outubro para estrear na picape Fiat Toro até o final deste ano. No Compass, a estreia deverá ficar para o primeiro semestre de 2021, no lugar do atual Tigershark 2.0 aspirado.

De concepção moderna, o Firefly 1.3 turbo é dotado de injeção direta bicombustível para funcionar com etanol, turbocompressor com válvula de alívio variável, bloco de alumínio e sistema MultiAir com variador eletrônico de fase das válvulas de admissão. O propulsor conta ainda com coletor de escape integrado ao cabeçote (com quatro válvulas por cilindro ante duas dos Firefly aspirados), sistema de arrefecimento misto e bomba de óleo variável.

A potência da versão brasileira ainda não foi divulgada, assim como o tipo de transmissão com a qual será oferecido. É possível que a atual caixa automática de seis marchas com conversor de torque seja substituída por uma de variação contínua (CVT).

No mercado europeu, o Compass ainda conta com duas motorizações turbodiesel. A 1.6 de 120 cv e 32,6 kgfm é oferecida apenas com câmbio manual e tração dianteira. A 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm está disponível com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4 (mesma configuração vendida no Brasil).

Outra novidade é a central multimídia atualizada com o sistema Uconnect Services, que executa uma série de funções, como recebimento de alertas de trânsito em tempo real e até integrar informações do carro por meio de um aplicativo por meio do celular ou smartwatches. Na versão híbrida, o recurso informa o posto de recarga mais próximo.

SUV estreia versão híbrida, que também será vendida no Brasil
A linha 2021 também marca a estreia a versão híbrida 4xe, que estava em pré-venda desde o começo do ano. Nessa variante, o Compass combina o 1.3 turbo a um motor elétrico instalado no eixo traseiro para gerar 240 cv.

Segundo a Jeep, o SUV rodar 50 km e atinge até 130 km/h exclusivamente com eeletricidade. A disponibilidade imediata e ajustável de torque proporciona melhor desempenho no uso off-road — as rodas traseiras receberão a quantidade exata de força para cada situação.

Combinando os dois motores, o Compass híbrido acelera de 0 a 100 km/h em bons 7 segundos e alcança velocidade máxima na casa dos 200 km/h. Já a média declarada de consumo de gasolina é de 47,6 km/l.

As baterias, instaladas sob os bancos dianteiros, levam três horas e meia (a 3.5 kW) para serem totalmente abastecidas em um recarregador doméstico Wallbox que acompanha os veículos. Em uma instalação de 7.4 kW de potência, esse tempo cai para uma hora e 40 minutos. A Jeep dá garantia de cinco anos para os carros e mais três anos adicionais às baterias.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.