Image

Nova Fiat Strada será lançada dia 26 de junho

28

mai
2020

A Fiat anunciou nesta quinta-feira (28) que a nova Fiat Strada será lançada oficialmente no dia 26 de junho, mais de dois meses depois do adiamento provocado pela pandemia do coronavírus. Embora a picape já tenha sido revelada, os preços ainda não foram divulgados.

Líder de vendas há duas décadas, a Strada sofreu a primeira grande renovação desde a sua estreia, em 1998. A picape deixa de ser feita sobre a plataforma do antigo Palio para usar uma estrutura inédita, batizada de MPP – embora aproveite o para-brisa e as portas dianteiras do compacto Mobi.

Além de proporcionar uma carroceria de quatro portas com espaço para três ocupantes no banco traseiro, a nova base aumentou a rigidez estrutural do veículo para melhorar a proteção aos ocupantes em colisões e ainda permitiu a introdução de tecnologias então ausentes na Strada, como airbags laterais (na cabine dupla) e controles de estabilidade e tração (que fazem o papel do bloqueio de diferencial Locker em situações que demandam enviar torque à roda dianteira com maior contato com o solo).

As suspensões também foram atualizadas com peças estruturais reforçadas, novos amortecedores e molas e geometria revista. O conjunto traseiro manteve o robusto eixo rígido em formato ômega com feixes de molas semielípticas.

Ligeiramente maior que a antecessora, a nova Strada cresceu em praticamente todas as medidas. A variante de cabine simples passa a medir 4,47 metros de comprimento (+9 centímetros) por 1,73 m de largura (+7 cm), 1,60 m de altura (+1 cm) e 2,73 m de entre-eixos (+2 cm). O ganho de peso foi de apenas 5 kg, totalizando 1.078 kg.

No caso da cabine dupla, a diferença é de apenas 1 centímetro no comprimento (4,48 m). Entretanto, o entre-eixos de 2,73 m é 2 cm mais curto que o do modelo antigo. Em contrapartida, a novata é 79 kg mais leve.

A capacidade de carga também foi melhorada na versão de cabine simples: subiu de 705 kg para 720 kg. O volume foi ampliado de 1.220 litros para 1.354 litros.

A Strada cabine dupla manteve os 650 kg de capacidade de carga, mas o volume da caçamba passou dos antigos 680 litros para 844 litros com o alojamento do estepe sob o veículo (veja abaixo as medidas das caçambas).

Dimensões da caçamba

 
Cabine simples antiga
Cabine dupla antiga
Cabine simples nova
Cabine dupla nova
Altura58 cm58 cm60,6 cm60,6 cm
Comprimento1,69 m1,11 m1,71 m1,18 m
Largura1,34 m 1,34 m1,36 m1,31 m
Largura entre caixas de roda1,09 m1,09 m1,06 m1,06 m
Superfície2,04 m²1,40 m²2,06 m²1,31 m²
Volume1.220 litros680 litros1.354 litros844 litros
Capacidade de carga705 kg650 kg720 kg650 kg

Com visual inspirado na Toro, a nova Strada será vendida nas mesmas versões da irmã maior: Endurance, Freedom e Volcano. Com proposta voltada ao uso comercial, a primeira manterá o longevo motor Fire 1.4 8V flex de até 88 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas – devido o histórico de robustez e baixo custo de manutenção do conjunto.

Já a Freedom e a Volcano chegarão às lojas com o Firefly 1.3 8V flex de até 109 cv e a mesma transmissão manual de cinco velocidades. O consumo declarado, com base nas medições do Inmetro é de 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, as médias são de 12,1 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. Uma caixa automática CVT está cotada para esse motor a partir de 2021.

Principais equipamentos e preços estimados da nova Fiat Strada:

Strada Endurance 1.4: airbags frontais, freios com ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, luzes de rodagem diurna, direção hidráulica com ajuste de altura, ar-condicionado, preparação para som, computador de bordo, iluminação e protetor de caçamba, protetor do vidro traseiro com porta-escada, rodas de aço de 15 polegadas. Preços estimados: R$ 65 mil (cabine simples) e R$ 70 mil (cabine dupla).

Strada Freedom 1.3: itens da Endurance, Isofix, alça para o passageiro, para-choques, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, direção elétrica, volante multifuncional, painel com tela digital de 3,5 polegadas, chave canivete com telecomando, rádio com entrada USB, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de pressão dos pneus, vidros dianteiros e travas das portas com acionamento elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas. Preços estimados: R$ 75 mil (cabine simples) e R$ 80 mil (cabine dupla).

Strada Volcano 1.3 cabine dupla: acréscimo de faróis de LED, central multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, vidros traseiros elétricos, bancos parcialmente revestidos de couro, sensor de estacionamento, rack de teto, capota marítima, pneus de uso misto. Preço estimado: R$ 85 mil.

Velha Strada Working será mantida
Mesmo com a chagada da nova Strada, a Fiat manterá em linha o modelo atual por mais algum tempo. A versão de entrada Working de cabine simples com motor 1.4 de 88 cv (parte de R$ 56.590) é justamente a escolhida para conviver com a nova geração, uma vez que as demais configurações serão descontinuadas.

Por conta da robustez, baixo custo de manutenção e boa liquidez no mercado de usados, a Strada Working cabine simples ainda é bastante procurada para o uso comercial.

A veterana picape deverá ser mantida em produção, pelo menos, até 2022, quando entrará em vigor a lei que exige os controles de estabilidade e tração em todos os veículos novos vendidos no país.

Fotos: Divulgação 

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.