Image

Audi A8 blindado de fábrica pesa 4 toneladas, resiste a tiros de fuzil e custa o mesmo que cinco S8

15

mai
2020

A Audi apresentou na Rússia o A8 L Security, uma versão blindada de fábrica da nova geração do seu sedã mais luxuoso. As modificações, que incluem o motor da variante esportiva S8, fazem do modelo o carro ideal para autoridades que precisam circular por regiões hostis.

Cada unidade do A8 L Security demanda cerca de 400 horas de trabalho para a instalação da blindagem VR10, o maior nível de proteção para automóveis.

No Brasil, o nível máximo permitido pelo Exército para carros de passeio é p III-A, que suporta disparos de armas leves, como pistolas e revólveres.

Além de resistir a disparos de fuzis e explosões de granadas de mão, o sedã conta com um sistema para apagar focos de incêndio no compartimento do motor, tanque de combustível, caixas de roda e sob o assoalho.

Fotos: Divulgação

Os passageiros também são protegidos por um sistema que garante ar puro no interior do veículo durante um tempo em caso de ataque com armas químicas e gases. Se os ocupantes tiverem de deixar o interior do carro rapidamente, um mecanismo que separa as portas das dobradiças libera as saídas da cabine.

O tanque de combustível é revestido com um selante que veda furos caso seja atingido por disparos de armas de fogo ou estilhaços de explosivos. A bateria e os sistemas eletrônicos são protegidos por compartimentos blindados.

As rodas de 20 polegadas usam pneus run-flat, que rodam furados por mais de 80 quilômetros a até 80 km/h.

Visualmente, o A8 L Security se distingue da versão convencional pelas luzes de emergência instaladas na grade frontal, nos espelhos retrovisores e no teto.

Baseado na configuração de entre-eixos alongado, o sedã pesa mais de quatro toneladas (4.215 kg) devido à instalação dos vidros mais grossos e dos demais componentes da blindagem. Ainda assim, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em respeitáveis 6,3 segundos e atingir 210 km/h de velocidade máxima.

Cabine luxuosa tem comandos individuais de ar-condicionado para os quatro ocupantes

A motorização é a mesma que equipa a variante esportiva S8 (entre outros modelos do Grupo Volkswagen, como Audi RS6 e Lamborghini Urus): V8 4.0 biturbo a gasolina, que entrega 571 cv de potência e 81 kgfm de torque. A transmissão automática de oito marchas reparte essa força entre as quatro rodas por meio do sistema de tração integral.

Para se ter uma ideia da influência do peso no desempenho do sedã, o S8 precisa de apenas 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima de 250 km/h é limitada eletronicamente.

O A8 L Security custará na Rússia o equivalente a US$ 750 mil (cerca de R$ 4,4 milhões na cotação atual), valor suficiente para comprar cinco S8 naquele país.

Tags

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.