Image

Chevrolet Onix Plus chinês faz quase 21 km/l com novo motor 1.3 aspirado

13

mai
2020

O Chevrolet Onix Plus ganhou na China um novo motor 1.3 aspirado de três cilindros como opção mais em conta ao 1.0 turbo oferecido desde o lançamento do sedã.

Movido apenas a gasolina, o propulsor da família Ecotec rende 107 cv de potência e 13,2 kgfm de torque. Combinado a um câmbio manual de cinco marchas, ele tem consumo declarado de 20,8 km/l – número bem parecido com as nossas medições no teste do Onix Plus 1.0 turbo automático.

A GM lançou mão do sistema duplo de injeção (direta e indireta), que atua de acordo com a demanda do acelerador, para otimizar a entrega de torque a baixas rotações com baixo consumo de combustível. Além disso, o novo propulsor é dotado de variador de fase no comando duplo de válvulas.

No Brasil, a motorização de entrada do Onix Plus é a 1.0 aspirada de três cilindros de 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque.

Fotos: Divulgação

Já a 1.0 turbo oferecida por aqui foi simplificada com uma injeção indireta no lugar do sistema direto. Segundo a GM, a solução utilizada por aqui tem manutenção mais simples e barata, além de suportar melhor o nosso combustível.

Mesmo usando etanol, o 1.0 turbo do Onix Plus brasileiro rende até 116 cv de potência e 16,3 kgfm de torque. O chinês, com injeção direta de gasolina, entrega 125 cv e 18,3 kgfm.

O Onix Plus custa na China o equivalente a R$ 65 mil a R$ 81.500, considerando os preços convertidos para real na cotação atual. No Brasil, os preços partem de R$ 59.290 (LT 1.0 manual) e chegam a R$ 79.090 (Premier II 1.0 turbo automático), sem contar pintura metálica/perolizada e opcionais.

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.