Image

Volkswagen Nivus: designer tira a camuflagem e revela visual do SUV que chega em junho

17

abr
2020

O Volkswagen Nivus foi praticamente revelado em duas fotos oficiais, divulgadas na última quarta-feira (15), nas quais aparece camuflado por uma pintura preta e vermelha, mas já em sua versão de produção. A novidade será lançada em junho, com preços estimados entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, dependendo da configuração de equipamentos.

O designer Renato Aspromonte, do Overboost BR, deu-se ao trabalho de tirar todo esse disfarce para revelar as formas definitivas do SUV em projeções mostradas no canal do YouTube De Carona com Leandro, do jornalista Leandro Álvares.

Desenvolvido a partir da plataforma do Polo, o Nivus mostra semelhanças com o hatch, porém, com uma aparência mais encorpada. O desenho segue o estilo tradicional dos modelos da Volkswagen, mas utiliza peças exclusivas na dianteira, como faróis, grade e para-choque. O visual mais robusto é reforçado pelas molduras plásticas nas caixas de rodas.

Já a traseira alta, com balanço alongado para harmonizar com o teto rebaixado na porção posterior, dá uma certa imponência ao modelo. Como no T-Cross, as lanternas horizontais são interligadas por uma peça central que atravessa a tampa do porta-malas. É possível que a peça seja funcional, com iluminação de LED formando um único traço luminoso quando o conjunto estiver aceso.

Devido ao balanço traseiro esticado para realçar as linhas de cupê, o Nivus possui um porta-malas de bons 415 litros de capacidade, maior que o compartimento do Polo (300 litros) e até mesmo mais espaçoso que o do T-Cross (393 litros).

O interior do Nivus ainda não foi totalmente mostrado. A Volkswagen antecipou apenas algumas imagens da nova central multimídia VW Play e revelou que o SUV estreará no Brasil o novo volante usado no Golf de oitava geração europeu. Algumas versões serão equipadas com o painel digital Active Info Display.

O Volkswagen Nivus é fabricado em São Bernardo do Campo (SP) a partir da plataforma MQB-A0, mantendo os 2,56 metros de distância entre-eixos do Polo. A novidade também compartilha diversos componentes com o hatch, como partes das chapas da carroceria e portas.

A suspensão do Nivus também foi elevada em 1 centímetro em comparação com a do Polo para atingir uma altura de rodagem 2,7 cm superior, considerando os novos pneus e rodas de liga leve. Segundo a Volks, a altura em relação ao solo é igual à do T-Cross, mas o vão livre é menor devido aos defletores das caixas de rodas.

A única motorização disponível será a 200 TSI 1.0 turbo flex, que entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Diferentemente dos irmãos Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus terá sistema start-stop para reduzir o consumo de combustível. De acordo com a Volks, esse motor recebeu sutis melhorias para melhorar a eficiência do funcionamento.

A transmissão é a automática de seis marchas compartilhada com a maioria dos modelos da Volks vendidos no Brasil, possivelmente com uma calibração específica para lidar melhor com o ganho de peso em relação ao Polo.

Projeções: Renato Aspromonte / Overboost BR e Divulgação (internas)

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.