Image

Novo Volkswagen Golf no Brasil é registrado no Brasil e pode ser importado na versão GTI

24

mar
2020

Apesar do segmento de hatches médios estar praticamente extinto no Brasil (o Chevrolet Cruze é o único remanescente), a Volkswagen registrou no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) imagens de patente da nova geração do Golf, lançada na Europa no final do ano passado.

O registro, entretanto, não garante que o hatch será lançado em nosso mercado. Em alguns casos os fabricantes registram novos modelos na entidade para resguardar os direitos de tecnologias que poderão ser empregadas em outros carros.

Com a crescente demanda por SUVs, o cenário atual é desfavorável para os hatches médios – posicionados na mesma faixa de preço. Tanto que, no ano passado, a Volks encerrou a produção nacional do Golf de sétima geração para abrir espaço ao T-Cross na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Conforme especulado em 2019, o Golf poderá retornar ao Brasil importado da Alemanha, na versão esportiva GTI, como um modelo de nicho que faria o papel de uma espécie de vitrine tecnológica da marca.

Se o antigo GTI já custava quase R$ 150 mil, o novo chegaria por aqui encostando nos R$ 200 mil.

A nova geração do hatch esportiva manteve o motor 2.0 turbo a gasolina, mas aprimorado para entregar 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque (o antigo rendia 230 cv e 35,7 kgfm).

Atualização: Após a publicação desta notícia, a Volkswagen se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa. Veja abaixo a nota na íntegra:

O registro no INPI é um procedimento padrão para novos produtos, para assegurar a patente do modelo no mercado. Neste momento, a empresa não confirma a comercialização do Golf 8 no mercado brasileiro.

Imagens: INPI e Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.