Image

Segredo: vaza foto da nova Fiat Strada cabine simples dentro da fábrica

07

mar
2020

A nova Fiat Strada teve uma imagem oficial da versão de cabine dupla revelada há algumas semanas, mas a configuração de cabine simples era mantida em segredo até a divulgação de uma foto tirada dentro da fábrica da FCA em Betim (MG) e compartilhada nas redes sociais.

Com para-choques e retrovisores sem pintura e rodas de aço ainda sem as calotas plásticas, a unidade “flagrada” aparenta ser da versão de entrada Working, voltada para o trabalho.

A Fiat ainda não divulgou os dados técnicos da nova Strada, mas a picape está ligeiramente maior que o modelo antigo. O visual é claramente inspirado na irmã maior Toro.

A plataforma combina elementos estruturais do Argo e do Fiorino, mantendo a robusta suspensão traseira de feixes de molas semielípticas e eixo rígido para garantir capacidade de carga na casa dos 700 kg.

O entre-eixos ganhou alguns centímetros em relação aos atuais 2,71 metros para garantir mais espaço para os ocupantes na cabine e ampliando a caçamba.

A nova arquitetura será feita com aços mais resistentes para aumentar a rigidez da carroceria, além de permitir a introdução de novas tecnologias, como controle de estabilidade e assistência de partida em rampa.

Mesmas versões da Toro
Para manter a Strada competitiva no mercado, a Fiat deverá manter o motor Fire 1.4 de 88 cv nas versões “trabalhadoras” Working cabine simples e Endurance cabine simples e dupla. Já as variantes Freedom (cabine simples e dupla) e Volcano (cabine dupla) serão equipadas com o motor Firefly 1.3 de até 109 cv.

Um 1.0 turbo flex de três cilindros de cerca de 120 cv também está previsto para equipar as versões mais caras.

A nova Strada será lançada somente com câmbio manual de cinco marchas, mas uma caixa automática CVT também está cotada para equipar a picape a partir de 2021.

Velha Strada Working será mantida

Apesar do flagra da versão de trabalho da nova Strada, a Fiat manterá em linha o modelo atual por mais algum tempo.

A versão de entrada Working de cabine simples com motor 1.4 de 88 cv (parte de R$ 54.990) é justamente a escolhida para conviver com a nova geração, uma vez que as demais configurações serão descontinuadas.

Por conta da robustez, baixo custo de manutenção e boa liquidez no mercado de usados, a Strada Working cabine simples é bastante procurada para o uso comercial – tem capacidade de carga de 705 kg.

A veterana picape deverá ser mantida em produção, pelo menos, até 2022, quando entrará em vigor a lei que exige os controles de estabilidade e tração em todos os veículos novos vendidos no país.

Lançada em outubro de 1998, a Strada completou recentemente 21 anos de vendas no mercado brasileiro. Em 2000, a picape assumiu a liderança do segmento e foi uma das atrações da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo como um dos integrantes da família Palio.

Fotos: @ma_4x4 e Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.