Image

Chineses lançam primeiro carro com ar-condicionado à prova do coronavírus

06

mar
2020

Foco da epidemia do coronavírus, a China vem trabalhando para conter a doença respiratória. Além de construir, em tempo recorde, hospitais para o tratamento dos doentes, os chineses também já aplicam soluções nos carros.

A fabricante local Geely apresentou na semana passada o SUV médio Icon, prometendo proteger seus ocupantes do vírus Covid-19. O modelo é o primeiro carro do mundo a sair de fábrica equipado com o filtro N95 no sistema de ar-condicionado.

De acordo com a marca, o componente – o mesmo utilizado nas máscaras usadas pelos profissionais de saúde que trabalham com pacientes infectados – é capaz de barrar a entrada de bactérias e vírus no interior do veículo.

Apresentado há apenas uma semana, o Icon já tem mais de 30 mil encomendas. O SUV custa a partir de 115.800 iuans (cerca de R$ 76.400 em conversão simples).

Além da proteção contra vírus e do visual futurista, o modelo combina um motor 1.5 turbo a gasolina a um sistema híbrido leve de 48V, entregando 190 cv de potência e 30,5 kgfm de torque.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.