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Sem o Virtus, VW russa lança Polo Sedan com plataforma antiga, motor de Jetta e câmbio DSG

26

fev
2020

Se na América Latina o Virtus é derivado da plataforma MQB A0 da última geração do Polo, na Rússia a Volkswagen preferiu rebatizar o Skoda Rapid para fazer o papel de Polo sedã naquele mercado.

Enquanto o Virtus é feito sobre uma estrutura modular moderna, o Polo Sedan russo ainda utiliza a plataforma PQ25 que servia de base às gerações anteriores do Polo hatch e Audi A1. Um detalhe interessante é o vidro traseiro, que se abre junto com a tampa do porta-malas, caracterizando o Polo Sedan como um “liftback”.

A “novidade” mede os mesmos 4,48 metros de comprimento do Virtus, porém, com entre-eixos 5 centímetros mais curto (2,60 m). No entanto o porta-malas de 550 litros é 29 litros mais espaçoso que o do sedã vendido por aqui.

Se estruturalmente o Polo Sedan russo ainda aposta em uma base antiga, por dentro ele oferece alguns dos recursos mais recentes da Volks. O volante é o mesmo da recém-lançada oitava geração do Golf e o painel de instrumentos é digital (opcional no Virtus). A central multimídia com tela flutuante (6,5 polegadas ou 8,25”, dependendo da versão) dá um toque de modernidade ao sedã.

Faróis de LED serão de série desde a versão de entrada Origin. Já as rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas, sensores de chuva e de estacionamento estarão nas configurações mais equipadas.

O Polo Sedan será vendido com a motorização 1.6 MPI aspirada, mas movida apenas a gasolina. Se no Virtus rende até 120 cv quando abastecida com etanol, no modelo russo o propulsor entrega 90 cv ou 110 cv, de acordo com a versão.

Já as variantes mais caras levam sob o capô o 1.4 turbo do Jetta, configurado para entregar 125 cv – 3 cv a menos que o 1.0 turbo do Virtus.

O Polo Sedan 1.6 será equipado com câmbio manual de cinco marchas, com a opção da caixa automática de seis velocidades para a variante de 110 cv. Já o motor 1.4 TSI estará disponível apenas com a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e sete marchas.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.