Image

Apelidado de “novo Gol”, SUV compacto da VW será mostrado no Salão do Automóvel

12

fev
2020

Um dos 20 lançamentos da Volkswagen confirmados para a América Latina nos próximos anos, o projeto A0 CUV (sigla para “veículo utilitário compacto”) está em fase adiantada de desenvolvimento para substituir de uma só vez os compactos up!, Gol e Fox até o primeiro semestre de 2022, segundo o jornalista Leonardo Felix da revista Quatro Rodas.

Embora a estreia esteja prevista para daqui dois anos, o modelo será apresentado ao público na forma de conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

De acordo com a reportagem, o carro é chamado internamente pelo código VW246, mas os engenheiros da Volks o apelidaram de “novo Gol”. Mas isso não significa que ele herdará o nome do hatch veterano.

Os testes de rodagem devem começar em breve, uma vez que as peças dos protótipos e mulas (protótipos montados sob a carroceria de outros modelos) já estão sendo fabricadas.

O VW246 será um hatch de carroceria altinha e suspensão elevada, que terá estilo de SUV compacto para ficar posicionado abaixo do Nivus. A ideia é fazer o papel do finado CrossFox para brigar com os aventureiros urbanos Fiat Argo Trekking, Honda WR-V, Citroën AirCross.

Feito a partir da plataforma MQB-A0, ele medirá, no máximo, 4 metros de comprimento e terá distância entre-eixos mais curta que os 2,56 m do Polo.

A motorização prevista para o mercado brasileiro é a 1.0 turbo flex de três cilindros, na configuração 170 TSI (105 cv de potência e 17 kgfm de torque), usada no up!, ou na 200 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) do Polo.

O VW246 é um dos três modelos desenvolvidos no Brasil que serão comercializados na Europa. Além dele, a marca também pretende vender naquele continente o SUV cupê Nivus e a picape Tarok.

Imagem: Reprodução/Volkswagen

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.