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Fiat Weekend sai de linha após 23 anos e 530 mil unidades vendidas

27

jan
2020

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) o fim da produção da perua Weekend, antes chamada de Palio Weekend por ser derivada da primeira geração do hatch extinto em 2018 para dar lugar ao Argo. Foram mais de 530 mil unidades fabricadas nos últimos 23 anos. As últimas unidades ainda são comercializadas nas versões Attractive 1.4 (R$ 67.990) e Adventure 1.8 (R$ 85.590).

A Weekend foi lançada no começo de 1997 e logo conquistou as famílias brasileiras pelo estilo harmonioso criado pelo renovado designer Giorgetto Giugiaro, a variedade de motorizações, além do maior porta-malas da categoria (460 litros). Na época, a perua disputava contra a Chevrolet Corsa Wagon, Ford Escort SW e Volkswagen Parati (segunda geração, conhecida como Bolinha).

Apesar da persistência em nosso mercado, a Weekend perdeu espaço nos últimos anos para carros mais modernos, principalmente com o crescimento da tendência dos SUVs compactos.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat. Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”, concluiu o executivo.

Histórico da perua
A Palio Weekend foi lançada no início de 1997 seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar.

A perua chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país. A partir daí a Fiat promoveu inovações que acompanharam a Weekend em sua trajetória no mercado nacional:

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;

Com a despedida do veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última perua do segmento.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.