Image

Volkswagen Tarok é registrada no Brasil para brigar com a Fiat Toro em 2021

14

jan
2020

A Volkswagen registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) os desenhos de patente da Tarok, picape de porte intermediário que será fabricada em São José dos Pinhais (PR) para estrear em 2021 na categoria atualmente dominada pela Fiat Toro.

A Tarok foi desenvolvida com estrutura monobloco a partir da plataforma modular MQB (a mesma base dos modelos Jetta, Tiguan, entre outros) para ficar posicionada entre a picape compacta Saveiro e a média Amarok.

A novidade mede 4,91 metros de comprimento (mesma medida da Toro) por 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Os balanços dianteiro e traseiro têm 91,4 centímetros e 1,01 m, respectivamente.

Já a caçamba possui 1,09 m de largura entre as caixas de rodas, 60 cm de altura e 1,20 m de comprimento – medida que pode chegar a 2,77 m com o rebatimento do encosto do banco traseiro e do painel da cabine. A Volkswagen diz que a versão de produção terá capacidade de carga de uma tonelada.

O conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 era equipado com o motor 1.4 TSI flex (turbo e injeção direta), que gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com etanol e/ou gasolina. O propulsor é combinado ao câmbio automático de seis marchas e sistema de tração integral 4MOTION.

Um seletor dos quatro modos de condução (Rua, Neve, Offroad e Offroad Individual) posicionado atrás da alavanca do câmbio permite controlar as funções da tração de acordo com as condições de rodagem.

Rumores apontam ainda a possibilidade de a Tarok também ser vendida com o motor 2.0 TSI calibrado para entregar 186 cv e 36,6 kgfm.

Fotos: Larissa Florencio, Divulgação e INPI

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.