Image

Toyota GR Yaris: carro de rali para as ruas com o motor de três cilindros mais potente do mundo

13

jan
2020

A Toyota revelou o GR Yaris, versão esportiva do compacto desenvolvida pela divisão de alto desempenho Gazoo Racing para fazer frente a outros hot hatches de peso no mercado europeu, como Ford Fiesta ST, Renault Clio RS e Volkswagen Polo GTI. Segundo a fabricante, o modelo pode servir de base para participar de provas de rali.

O destaque fica para o conjunto mecânico, que combina o motor de três cilindros mais potente já construído com câmbio manual de seis marchas e tração integral permanente com diferenciais Torsen de deslizamento limitado.

O propulsor desenvolvido pela Toyota é um 1.6 litro com turbo e injeção direta de gasolina, que rende 261 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. Na versão japonesa, o motor rende impressionantes 272 cv e 37,7 kgfm.

Essa cavalaria é gerenciada pelo sistema que reparte a força do motor entre os eixos de acordo com o modo de condução escolhido. No Normal, 60% do torque é enviado às rodas dianteiras, enquanto no Sport 70% vai para as traseiras. Já o modo Track (pista) divide igualmente entre os dois eixos.

Pesando 1.280 kg, o GR Yaris tem uma relação peso/potência de 4,70 kg/cv, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h.

Para segurar o foguetinho, a Toyota adotou discos ventilados nos freios das quatro rodas de 18 polegadas, calçadas em pneus Michelin Pilot Sport 4S de medidas 225/40 R18.

Vale lembrar que, apesar do nome, o Yaris vendido na Europa e Japão é bem diferente do modelo brasileiro. O modelo comercializado nesses mercados é um projeto mais moderno, desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA (a mesma do novo Corolla), com suspensão traseira independente, entre outras melhorias.

Medindo 3,99 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,55 m de distância entre-eixos, o GR Yaris tem porte parecido com o do nosso Fiat Argo, por exemplo. A versão esportiva ainda com teto plástico rebaixado em 9 centímetros, com reforços em fibra de carbono, para reduzir o centro de gravidade.

O hatch esportivo será feito artesanalmente em Motomachi, no Japão. O preço sugerido é de 32.563 euros (cerca de R$ 146 mil na cotação atual), na variante RZ First Edition, e 37.497 euros (R$ 168.100) para a RZ High Performance First Edition.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.