Image

Novo Renault Duster chega em março com três anos de atraso e sem motor turbo

27

dez
2019

O novo Renault Duster será lançado no Brasil em março do ano que vem com três anos de atraso em relação à Europa. Além disso, o SUV estreará sem o aguardado motor 1.3 turbo com injeção direta desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.

Segundo o jornalista Leonardo Félix, da revista Quatro Rodas, o propulsor turbinado estreará por aqui em 2021, na nova geração do Captur. Recém-lançado na Europa, o SUV poderá ser vendido no mercado brasileiro com uma proposta mais sofisticada.

Talvez o Duster ganhe esse motor somente após o lançamento do novo Captur, mas ainda existe a possibilidade de ele ser comercializado apenas com o atual SCe 1.6 16V flex aspirado de até 120 cv de potência, posicionado como o SUV de entrada da marca.

O motor 1.3 turbo já equipa no Brasil a recém-lançada nova geração do Mercedes-Benz Classe A Sedan. Dotado de injeção direta, ele entrega 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. No Duster europeu, ele rende 150 cv e o mesmo torque – números que devem ser mantidos na versão nacional adaptada para rodar com etanol.

Novo Renault Captur será lançado em 2021 com o motor 1.3 turbo

O novo Duster foi apresentado pela marca romena Dacia no Salão de Frankfurt de 2017. Apesar das semelhanças visuais com o modelo atual, a plataforma B0 recebeu importantes mudanças estruturais para atender os padrões europeus de segurança e receber novas tecnologias.

A carroceria ganhou 10 centímetros para ampliar o espaço da cabine, porém, manteve as linhas robustas que são uma das marcas registradas do SUV. As alterações incluem faróis redesenhados com iluminação diurna de LED, nova grade frontal e capô com vincos mais pronunciados. Na traseira, se destacam as lanternas inspiradas nas do Jeep Renegade.

Por dentro, o Duster ganhou um novo painel de instrumentos e teve alguns comandos reposicionados. Para se igualar aos novos concorrentes, o SUV poderá ser equipado com itens até então indisponíveis em sua gama de versões, como sistema start-stop, chave presencial, botão de partida do motor no painel, ar-condicionado digital e controles de estabilidade e tração.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.