Image

Jaguar F-Type ganha visual mais agressivo e escapamento com função silenciosa para não incomodar vizinhos

03

dez
2019

Embora venha investindo em SUVs e modelos eletrificados nos últimos anos, a Jaguar continua apostando nos esportivos. A marca britânica revelou nesta terça-feira (3) o novo F-Type, que ganhou uma aparência ainda mais agressiva com os retoques visuais.

Na verdade, trata-se de um facelift inspirado nos traços dos carros mais recentes da Jaguar, como o crossover elétrico I-Pace. Fora isso, o F-Type continua sendo feito sobre a mesma plataforma de seu lançamento há seis anos.

A maior mudança está dianteira, com capô mais baixo, grade frontal avantajada e faróis afilados. Na traseira, os retoques são mais discretos, concentrados no arranjo de luzes das lanternas.

O interior mudou pouco, mas evoluiu tecnologicamente com a adoção de um painel com tela totalmente digital de 12,3 polegadas e uma nova central multimídia compatível os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

O F-Type continua sendo oferecido com a motorização “de entrada” 2.0 turbo de 300 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, capaz de levá-lo aos 100 km/h em 5,4 segundos e 250 km/h de velocidade máxima.

As opções mais potentes são equipadas com o 5.0 V8 Supercharged, sobrealimentado com compressor mecânico, que entrega 450 cv e 59,1 kgfm na configuração “mais fraca”. Nesse caso, o F-Type leva 4,4 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os 285 km/h.

Na versão F-Type R, o motorzão V8 entrega 575 cv e 71,3 kgfm para levar o esportivo aos 100 km/h em 3,5 segundos e aos 299 km/h de velocidade final.

As três configurações são equipadas com câmbio automático de oito velocidades e tração traseira.

Para os Estados Unidos, a Jaguar oferecerá a 3.0 V6 Supercharged de 385 cv e 46,8 kgfm com tração integral no lugar da V8 de 450 cv.

Segundo a Jaguar, o novo F-Type recebeu melhorias no chassi voltadas à dinâmica, como novos amortecedores adaptativos, molas, barras estabilizadoras, coxins e buchas. O esportivo também conta com novas rodas de liga leve de 20 polegadas.

As versões V8 ainda ganharam uma função de partida silenciosa para não incomodar os vizinhos. O sistema de escape é dotado de válvulas, acionadas eletricamente, que reduzem o ronco do motor quando estão fechadas – recurso semelhante ao usado no Ford Mustang. No vídeo acima, da avaliação feita pelo Carsale em 2015, é possível ter uma noção da sinfonia do “veoitão”.

O novo Jaguar F-Type começou a ser vendido no Reino Unido a partir de 54.060 libras, o equivalente a R$ 295.300 em conversão direta na cotação atual.

Fotos: Divulgação

Tags

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.