Image

Novo Chevrolet Onix chega às lojas com nota máxima em segurança e suspensão com acerto esportivo

26

nov
2019

Dois meses depois do lançamento do sedã Onix Plus, a Chevrolet começa a vender a nova geração do hatch Onix. Custando entre R$ 48.490 e R$ 72.990 (veja abaixo os equipamentos de todas as versões), o modelo repete o desempenho do três-volumes nos testes de impacto do Latin NCAP e conquista a nota máxima nos quesitos de proteção a adultos e crianças.

De acordo com a GM, o novo Onix chega com uma proposta “mais esportiva” que o sedã, adotando uma calibração específica para a direção elétrica e a carga dos amortecedores – como já acontece com o médio Cruze.

Com exceção da versão de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, as demais configurações saem de fábrica com o sistema de internet 4G a bordo sem fio. A mensalidade do serviço da operadora Claro será cobrada após o período de degustação de três meses ou 3 GB (o que vencer primeiro): 2 GB por R$ 29,99, 5 GB por R$ 39,99, 10 GB por R$ 59,99 e 20 GB por R$ 84,99.

Além da internet, a GM também oferece o serviço de concierge e rastreamento OnStar por R$ 89 mensais após os 90 dias gratuitos.

Nesta geração, o Onix está 23 centímetros mais comprido (4,16 metros), 4,1 cm mais largo (1,75 m) e ganhou 2 cm no entre-eixos (2,55 m). A altura é de 1,47 m. Já o porta-malas perdeu 5 litros, ficando com 275 litros de capacidade.

MOTORIZAÇÕES
Na versão de entrada, o novo Onix aposenta o motor SPE/4 1.0 de quatro cilindros de 80 cv – uma versão atualizada do antigo Família 1 que equipava os modelos Celta, Classic e Corsa – para estrear um 1.0 de três cilindros, que entrega até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Esse propulsor é conectado a um câmbio manual de seis marchas.

Segundo os testes do Inmetro, esse motor atingiu a marca de 17,7 km/l rodando em trecho rodoviário e 14,3 km/l em percurso urbano quando abastecido com gasolina. No etanol, o hatch registrou 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

Já o 1.0 turbo flex, também de três cilindros, pode ser combinado a uma caixa automática de seis velocidades. O novo propulsor entrega 116 cv de potência e 16,3/16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol).

O consumo de gasolina foi de 15,1 km/l em rodovia e 11,9 km/l. Abastecido com etanol, o hatch fez 15,7 km/l e 12 km/l, respectivamente.

VERSÕES E PREÇOS
Novo Onix 1.0 MT6 (R$ 48.490): direção elétrica; ar-condicionado; seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; freios com ABS e EBD; cinto de segurança e encosto de cabeça para o terceiro passageiro traseiro; sistemas Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis; rodas de aço aro 15” com calotas; chave canivete; computador de bordo; controlador de velocidade; vidros elétricos nas quatro portas com função “um toque”; travas elétricas; rádio AM/FM/Bluetooth/MP3/WMA e entradas USB dianteira e para o banco traseiro.

Novo Onix LT 1.0 MT6 (R$ 51.590): pacote anterior, mais central multimídia MyLink 3 com tela LCD de 7”, integração com smartphones Android e Apple, rádio AM/FM/Bluetooth/USB;

Novo Onix LT I 1.0 MT6 (R$ 53.790): itens da LT II, chave presencial, faróis com acendimento automático, câmera de ré e carregador de celular sem fio.

Novo Onix LT II 1.0 MT6 (R$ 54.625): acrescenta conexão de internet sem fio e sistema OnStar de concierge e monitoramento.

Novo Onix LT III 1.0 MT6 (R$ 55.590): pacote LT II, mais faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Novo Onix 1.0 turbo AT6 (R$ 55.590): itens da 1.0 manual, motor turbo e câmbio automático de seis velocidades.

Novo Onix LT 1.0 turbo MT6 (R$ 57.590): itens da LT III, motor turbo, câmbio manual de seis marchas.

Novo Onix LT 1.0 turbo AT6 (R$ 62.890): acréscimo de câmbio automático, controle de cruzeiro, volante revestido de couro.

Novo Onix LTZ 1.0 turbo MT6 (R$ 60.990): itens da LT turbo, chave presencial, faróis com acendimento automático, câmera de ré, carregador de celular sem fio.

Novo Onix LTZ 1.0 turbo AT6 (R$ 66.290): acrescenta câmbio automático, controle de cruzeiro, volante revestido de couro.

Novo Onix Premier 1.0 turbo AT6 (R$ 69.990): pacote da LTZ turbo automática, rodas de liga leve de 16”, faróis com projetores, luz de posição e lanternas de LED, bancos parcialmente revestidos de material imitação de couro, acabamento externo frisos cromados.

Novo Onix Premier II 1.0 turbo AT6 (R$ 72.990): adiciona ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático e interior com revestimento bicolor preto com caramelo ou preto com cinza.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.