Image

Volkswagen Virtus GTS roda sem disfarces às vésperas do lançamento

22

nov
2019

A Volkswagen já confirmou que Polo e Virtus GTS serão lançados no começo do ano que vem com uma proposta mais esportiva para resgatar a sigla eternizada no Brasil em modelos que foram sonho de consumo nas décadas de 1980 e 1990. Enquanto a marca não revela a data de lançamento e os preços, a dupla finaliza os testes para ajustar os últimos detalhes, como mostra o Virtus GTS flagrado pelo leitor Amauri Gomes na região da fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP).

Até dirigimos recentemente um protótipo do Polo GTS durante um evento em que a Volkswagen antecipou algumas informações dos modelos, que ainda sofrerão mudanças nas versões definitivas.

A motorização será a 1.4 turbo flex usada em outros modelos da marca. O propulsor manterá os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, mas com ajustes específicos no mapeamento do acelerador e da injeção direta de combustível.

As rodas de liga leve de 18 polegadas dos conceitos mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 serão substituídas por um conjunto de 17”, o maior diâmetro homologado para a dupla no Brasil.

Visualmente, a Polo e Virtus GTS adotam o estilo do Polo GTI europeu. A dianteira recebeu para-choque com tomadas de ar redesenhadas e faróis full LED com uma faixa vermelha. Na traseira, o Polo conta com ponteira dupla de escape e spoiler sobre a tampa do porta-malas, enquanto o Virtus possui um pequeno aerofólio pintado de preto.

De acordo com o leitor Amauri Gomes, o carro flagrado possuía luzes diurnas de LED embutidas nos faróis, diferente da iluminação posicionada na parte inferior do para-choque dianteiro do Virtus Highline. As rodas pretas do protótipo também são diferentes do conjunto dos carros apresentados à imprensa.

Por dentro, o toque da sigla GTS está no volante de base achatada e nos contornos em vermelho nas molduras das saídas do ar-condicionado. Os novos bancos, parcialmente revestidos de couro com costuras vermelhas, encosto inteiriço e abas laterais mais envolventes, até remetem vagamente aos icônicos Recaro que equipavam os antigos Gol e Passat GTS (entre outros Volkswagen da época).

A lista de equipamentos deverá ser parecida com a da versão Highline, incrementada com os principais opcionais: painel digital configurável Active Info Display, central multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas sensível ao toque, câmera de ré, sensor de chuva e faróis com acendimento automático.

Fotos: Amauri Gomes (Virtus GTS preto) e Guilherme Silva

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.