Image

Trator mais rápido do mundo atinge 247 km/h com ajuda de equipe de Fórmula 1

21

nov
2019

A JCB é uma empresa britânica que sempre se dedicou à produção de tratores e maquinário para o trabalho agrícola e de construção civil, mas decidiu escrever o seu nome no Livro dos Recordes ao recorrer à divisão de desenvolvimento da equipe Williams de Fórmula 1 para criar nada menos que o trator mais rápido do mundo.

Batizado de Fastrac 2, o monstrengo foi levado a uma base da Força Aérea Real Britânica para aferir a velocidade. Conduzido pelo piloto Guy Martin, o trator registrou a impressionante marca de 247,7 km/h, com velocidade média de 218,72 km/h nas duas medições da Guinness World Records, responsável pela edição do Livro dos Recordes.

O veículo superou o recorde que pertencia à própria JCB. Em junho, o Fastrac One atingiu 166 km/h na mesma pista e também sob o comando de Guy Martin.

O JCB Fastrac 2 aparenta ser um veículo feito exclusivamente para essa tarefa, mas ele usa como base um trator de trabalho da série 8000. O modelo original é movido por um motor de 7.2 litros turbodiesel de seis cilindros em linha, que entrega 352 cv de potência e 147 kgfm de torque, combinado a uma transmissão de variação contínua (CVT) com caixa de redução.

Pesando cerca de 11 toneladas, o Fastrac 8000 não passa dos 70 km/h, velocidade mais que suficiente para o trabalho no campo.

Já o Fastrac 2 passou por diversas modificações para poder andar rápido. O motor foi equipado com um turbo maior, um compressor elétrico e uma bomba de combustível operando a 2.500 bar de pressão, enquanto a faixa de giro do propulsor foi elevada para 3.300 rpm. Com isso, foi possível atingir 1.030 cv e 255 kgfm.

Chassi e carroceria também foram modificados. Para suportar tanto desempenho, o trator ganhou novos pneus para asfalto, freios mais potentes e até um para-quedas para ajudá-lo a parar. Uma gaiola de proteção foi instalada na cabine para a segurança do piloto.

Fotos e vídeo: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.