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Novo Chevrolet Onix RS terá visual esportivo, motor turbo e câmbio manual para agradar os puristas

14

nov
2019

O novo Chevrolet Onix terá todos os detalhes apresentados à imprensa especializada no final do mês, para chegar às concessionárias em dezembro, mas fotos compartilhadas nas redes sociais revelam que o hatch terá uma versão de visual esportivo batizada com a icônica sigla que denomina alguns dos modelos mais nervosos vendidos pela marca no exterior, como o Camaro, por exemplo.

O Onix RS chama a atenção pelo visual com elementos em preto brilhante, eliminando praticamente todos os cromados da carroceria. Rodas (aparentemente de 16 polegadas), máscara dos faróis e os logotipos da gravata da Chevrolet são escurecidos – como já acontece com a versão Midnight oferecida no SUV Tracker e na picape S10.

O estilo invocado é reforçado pelas saias laterais e para-choques com spoilers na parte inferior. Sobre a tampa do porta-malas, o hatch traz um indiscreto aerofólio. Os emblemas “RS” são aplicados na grade frontal e na tampa do porta-malas.

Por dentro, o Onix RS conta com apliques em preto brilhante e alguns detalhes em vermelho nas saídas do ar-condicionado e nas costuras do revestimento de couro do volante de base achatada. Os bancos, aparentemente, combinam tecido com material imitação de couro.

É provável que o modelo seja equipado com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, o mesmo que apresentou defeito por risco de incêndio na versão sedã Onix Plus. Para a alegria dos puristas – e para honrar a sigla esportiva – o propulsor de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque será combinado ao câmbio manual de seis marchas. Ainda não há informação se o Onix RS terá opção de transmissão automática.

Considerando os nossos testes de pista com o Onix Plus, estimamos que o Onix RS manual seja capaz de cumprir a prova de aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 9,5 segundos (veja aqui o teste completo do Onix Plus).

Antigo Chevrolet Astra e novo Onix têm praticamente o mesmo tamanho

Consideravelmente maior que a primeira geração, o novo Onix tem porte próximo do veterano Astra hatch (4,20 metros), extinto em 2011. Com 4,16 metros de comprimento, o Onix é 23 centímetros mais comprido que o antecessor e 16 cm maior que o Fiat Argo, por exemplo.

O novato tem 1,73 m de largura por 1,47 m de altura (medida que pode mudar um pouco na versão RS se houver mudanças na suspensão e rodas). O entre-eixos de 2,55 m é apenas 2 cm maior que o do Onix antigo. Já o porta-malas perdeu 5 litros e passa a acomodar 275 litros, ganho de 2 litros de bagagem, bem menos que os 370 litros do velho Astra.

Fotos: Reprodução WhatsApp

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.