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GM suspende vendas do Chevrolet Onix Plus por risco de incêndio

06

nov
2019

A General Motors interrompeu as vendas do novo Chevrolet Onix Plus após o segundo caso de incêndio espontâneo ser relatado nas redes sociais – o primeiro carro pegou fogo ainda no pátio da fábrica de Gravataí (RS). A empresa emitiu um comunicado à rede de concessionárias avisando que as entregas aos clientes devem ser suspensas até o anúncio de um recall.

A fabricante explica que “em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio”.

A GM não detalha quais são essas condições específicas, mas diz que a falha é precedida com o acendimento da luz de injeção no painel de instrumentos.

A medida foi tomada após o jornalista Maritonio Dantas registrar um Onix Plus que teve perda total após pegar fogo espontaneamente em uma estrada no Maranhão. A fabricante diz que o carro incendiado na fábrica não tem relação com o defeito acusado.

Se confirmar o recall, a GM terá de verificar todas as 7.140 unidades do sedã vendidas até então. A marca diz no comunicado enviado aos concessionários que vai disponibilizar aos clientes um carro alugado pelo tempo necessário para a atualização do software do motor.

A General Motors Mercosul se manifestou na seguinte nota:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

Ainda segundo a GM, um um veículo reserva será alugado para o proprietário do Onix Plus até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado.

Foto: Guilherme Silva

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.