Image

Toyota Raize é revelado no Japão dando pistas sobre futuro SUV nacional

05

nov
2019

Mostrado recentemente em fotos vazadas na internet, o Toyota Raize foi apresentado oficialmente nesta terça-feira (5), no Japão. O SUV compacto desenvolvido em parceria com a Daihatsu para mercados emergentes tem grandes chances de servir de base para o crossover que a Toyota fabricará em Sorocaba (SP) em 2021.

Com visual inspirado no SUV médio RAV4, o Raize é feito a partir da plataforma DNGA, uma variante simplificada da estrutura TNGA do novo Corolla.

O crossover de apenas 980 kg mede 3,99 metros de comprimento por 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas, com altura do assoalho ajustável, comporta 369 litros de bagagem.

Com essas dimensões, o Raize é um tanto pequeno para competir com os principais players do nosso mercado. Com isso, a Toyota deverá desenvolver um carro cerca de 20 centímetros mais comprido e com entre-eixos próximo dos 2,70 m para brigar em pé de igualdade contra os consolidados Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks – além do recém-lançado Volkswagen T-Cross.

No Japão, o Raize será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que rende 98 cv de potência a 6.000 rpm e 14,3 kgfm de torque entre 2.400 e 4.000 rpm. A transmissão é sempre automática de variação contínua (CVT), com opção de tração nas quatro rodas.

De acordo com a Toyota, o consumo médio é de 18,6 km/l na variante de tração dianteira e de 17,4 km/l no caso do carro equipado com tração integral, usando a metodologia europeia WLTP.

No caso do SUV brasileiro, estão previstas as motorizações flex do novo Corolla: 2.0 com injeção direta de 177 cv e 1.8 híbrida de até 125 cv.

A lista de equipamentos de série da versão de entrada conta com detecção de veículos e pedestres com assistência de frenagem; reconhecimento de sinais de trânsito; assistente de manutenção em faixa; sensor de ponto cego; faróis com facho alto automático, rodas de 16”, entre outros.

Entre os opcionais, o Raize terá controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa com atuação na direção, sistema de estacionamento automático, teto solar panorâmico, alerta de tráfego cruzado traseiro, central multimídia com tela de 9”, rodas de liga leve aro 17”.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.