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Volkswagen Golf GTE que faz até 66 km/l chega por R$ 200 mil

04

nov
2019

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (4) o preço do Golf GTE, versão híbrida que abre as portas dos carros eletrificados da marca no Brasil. O hatch começa a ser vendido no dia 11 de novembro por R$ 199.990.

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Serão comercializadas no país somente 100 unidades, todas na cor azul Atlantic. Os carros serão vendidos apenas em três concessionárias: Brasal (Brasília-DF), Caraigá (São Paulo-SP) e Servopa (Curitiba-PR).

Baseado na sétima geração, que acabou de sair de linha na Europa, o Golf GTE chega importado da Alemanha combinando a eficiência do conjunto híbrido plug-in com o desempenho de um hatch esportivo.

Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em bons 7,6 segundos (um segundo a mais que o Golf GTI de 230 cv) e rodar até 50 quilômetros no modo 100% elétrico, o Golf GTE leva sob o capô um moderno conjunto híbrido formado pelo conhecido motor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque combinado a um propulsor elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm, movido por baterias recarregáveis.

O hatch de 1.524 kg não usa toda a força de seus motores, uma vez que a potência e o torque combinados de 204 cv e 35,7 kgfm, respectivamente, são suficientes para levá-lo aos 222 km/h de velocidade máxima (o GTI chega a 237 km/h). O GTE pode rodar a até 130 km/h no modo elétrico.

O conjunto motriz é gerenciado pela transmissão DQ400E, uma versão da automatizada DSG de seis marchas, que combina três embreagens banhadas em óleo, sendo duas atreladas ao motor a combustão e uma ao elétrico. No Golf GTE, o câmbio possui a função “Brake”, que aciona os freios para reduzir a velocidade e regenerar a carga das baterias.

Apesar do bom desempenho, o grande trunfo do Golf GTE é o consumo frugal. Combinando os dois motores, ele é capaz de fazer médias na casa dos 22 km/l. Rodando a maior parte do tempo na eletricidade, essa marca sobe para excelentes 66 km/l. A autonomia pode superar os 900 km mesmo com o tanque de apenas 40 litros (a capacidade foi reduzida em 11 litros para acomodar sob o assoalho do carro os oito módulos de 12 baterias).

Vale lembrar que esse dado de consumo é o divulgado pela Volkswagen na Europa, uma vez que a empresa ainda discute com o Inmetro a metodologia de medição do híbrido para o Programa de Etiquetagem Veicular, usado como parâmetro no mercado brasileiro.

Já a recarga total das baterias de íons de lítio leva duas horas e 45 minutos em tomadas de 220 volts ou estações específicas para veículos elétricos e híbridos. Nessa condição, o ar-condicionado pode ser programado para resfriar a cabine no horário estipulado pelo motorista.

A Volkswagen diz que disponibilizará um programa de descarte e reciclagem das baterias em caso de substituição. Os componentes terão oito anos de garantia de fábrica.

Visualmente, o Golf GTE pouco difere do GTI. Os filetes vermelhos na grade frontal e no tecido xadrez dos bancos dão lugar à tonalidade azul. As rodas de liga leve de 16 polegadas têm desenho exclusivo e o para-choque dianteiro conta com luzes diurnas de LED contornando as falsas entradas de ar na parte inferior.

O Golf GTE é equipado de série com o painel de instrumentos digital Active Info Display, controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia Discover Media de 9,2 polegadas, sete airbags, luzes diurnas em LED, rodas aro 16”, controles de estabilidade e tração, entre outros itens.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.