Image

Futuro SUV nacional, Toyota Raize é revelado antes do lançamento no Japão

04

nov
2019

O Toyota Raize será revelado somente na próxima terça-feira (5), no Japão, mas imagens da versão final do SUV compacto já são divulgadas na internet. O modelo desenvolvido para mercados emergentes em parceria com a Daihatsu servirá de base para o crossover que a marca japonesa fabricará no Brasil em 2021.

O Raize será produzido em Sorocaba (SP) a partir da plataforma DNGA, uma versão simplificada da estrutura do novo Corolla, que já vem sendo feito em Indaiatuba, também no interior de São Paulo.

Com desenho inspirado no SUV médio RAV4, a novidade mede 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 369 litros de bagagem.

Pesando apenas 980 kg, o Raize tem porte parecido com o do Ford EcoSport para se enquadrar nas leis de países asiáticos que cobram menos impostos de veículos pequenos. No entanto, o modelo previsto para o Brasil deverá sofrer mudanças estruturais para chegar no tamanho dos principais competidores do nosso mercado, como Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross.

A motorização confirmada para o mercado japonês é a 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 98 cv de potência a 6.000 rpm e 14,3 kgfm de torque entre 2.400 e 4.000 rpm. A transmissão é sempre automática CVT.

Para o Brasil, a Toyota apostará nos motores flex que já oferece por aqui: 1.5 16V de 116 cv do Yaris ou o 2.0 com injeção direta de 177 cv do novo Corolla. Rumores afirmam que o SUV sorocabano terá versão híbrida.

No Japão, o Raize terá versões de tração dianteira ou integral. A lista de preços vazada em sites asiáticos apontam valores partindo de 1,679,000 ienes e chegando a 2,282,200 ienes (equivalente a R$ 60.500 e R$ 82.300, respectivamente, na cotação atual).

A lista de equipamentos de série da versão de entrada conta com detecção de veículos e pedestres com assistência de frenagem; reconhecimento de sinais de trânsito; assistente de manutenção em faixa; sensor de ponto cego; faróis com facho alto automático, entre outros.

Entre os opcionais, o Raize terá controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa com atuação na direção, sistema de estacionamento automático, teto solar panorâmico, alerta de tráfego cruzado traseiro.

Fotos: Reprodução internet / India Car News / Creative 311 / Autocar India

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.