Image

Mercedes-Benz Classe G com blindagem de guerra é quase um Caveirão de luxo

27

out
2019

O Mercedes-Benz Classe G é sempre lembrado quando se trata de um veículo capaz de superar obstáculos no fora de estrada e ainda proporcionar conforto e sofisticação aos ocupantes. Insatisfeita com todo o potencial do jipe, a empresa alemã Gruma fez uma parceria com a compatriota Armored Car Systems para criar uma versão inspirada nos veículos blindados das forças armadas do seu país.

Batizado de Enok P1, o jipe usa o Mercedes-Benz G500 como base para receber uma pesada blindagem que suporta disparos de fuzis e até explosões de minas terrestres. As suspensões foram elevadas para ampliar a altura livre do solo e acomodar os pneus maiores. No teto foram instaladas luzes de LED de longo alcance e uma escotilha que pode servir para a instalação de uma arma fixa, como uma metralhadora, por exemplo.

O resultado é um visual que remete aos veículos blindados, informalmente chamados de Caveirão, que as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro usam nas incursões em áreas de risco.

A empresa não dá muitos detalhes sobre a proteção balística, mas informa que o motor 4.0 V8 biturbo a gasolina de 422 cv de potência – combinado ao câmbio automático de nove marchas e à tração integral – dá conta de carregar o peso extra. O consumo médio de 8,4 km/l informado pela Mercedes-Benz no caso do jipe original certamente é comprometido com os quilos a mais.

Apesar do visual intimidador, o Enok P1 acomoda muito bem seus ocupantes. A cabine luxuosa conta com bancos revestidos de couro e Alcantara (camurça sintética) e acabamento em fibra de carbono.

O preço do jipão blindado também não foi revelado, mas certamente é um valor acessível apenas para celebridades e chefes de estado, considerando que o G500 “básico” custa a partir de 110.505 euros na Alemanha (cerca de R$ 479 mil na cotação atual).

Fotos: Divulgação