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Volkswagen tira SpaceFox do site e perua sai de linha definitivamente

16

out
2019

A Volkswagen SpaceFox deixou de ser produzida na Argentina no começo do ano, mas saiu definitivamente de linha somente agora, com a sua retirada do configurador de veículos do site da marca no Brasil por conta do fim das unidades remanescentes nos estoques das concessionárias.

Desde setembro do ano passado, a perua era vendida somente na versão Trendline com motor 1.6 8V flex de até 104 cv de potência e câmbio manual (R$ 66.190), com a opção da caixa automatizada I-Motion (R$ 66.985), também de cinco marchas.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a SpaceFox registrou 1.744 emplacamentos em 2019. O melhor resultado no ano foi em janeiro, quando vendeu 365 unidades, porém, despencou para apenas 3 carros em setembro, indicando o fim dos estoques. Na parcial de outubro, a perua emplacou 8 exemplares.

Lançada em nosso mercado em 2006, a SpaceFox passou por duas atualizações visuais e de conteúdo, chegando a contar com as versões Highline e a aventureira SpaceCross. Equipada com todos os opcionais (teto solar, controles de estabilidade e tração, câmbio I-Motion, entre outros), a variante mais cara da perua encostava nos R$ 100 mil.

Por conta do aumento da demanda pelos SUVs nos últimos anos, a SpaceFox foi mais um modelo a perder espaço no mercado. O local da sua linha de montagem na Argentina será usado para produzir o SUV médio Tarek, que estreará em 2020 como opção entre o T-Cross feito no Brasil e o Tiguan importado do México.

O Tarek será construído a partir da plataforma MQB A1, mirando o Jeep Compass como principal concorrente. O novo SUV da Volks foi lançado na China recentemente (onde é chamado de Tharu) e já está sendo testado no Brasil. Ele mede 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 455 litros. A motorização mais cotada é a 1.4 TSI (turbo e injeção direta) de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinada ao câmbio automático de seis velocidades. Os preços devem variar entre R$ 110 mil e R$ 150 mil.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.