Image

Kia confirma novos SUVs e Soul elétrico para o Brasil em 2020

24

set
2019

O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, confirmou na noite desta segunda-feira (23), durante a estreia da nova geração do sedã médio Cerato, em Indaiatuba (SP), que a marca lançará pelo menos mais três novos modelos no país em 2020.

O primeiro deles será o SUV híbrido Niro, que está em fase final de testes de homologação para estrear no mercado brasileiro no começo do ano que vem. O modelo, aliás, aparece em uma das fotos de divulgação do recém-inaugurado laboratório de emissões do Grupo Gandini.

Grupo Gandini já realiza testes de homologação do SUV híbrido Kia Niro

O Niro foi uma das atrações da Kia nas duas últimas edições do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2016 e 2018. O conjunto elétrico do SUV é formado por um motor 1.6 a gasolina e outro elétrico, que entregam 141 cv de potência e 26,9 kgfm de torque combinados. O consumo de combustível divulgado pela fabricante é de 22,1 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada, com média combinada de 21,2 km/l.

Outra novidade confirmada por Gandini é a nova geração do crossover Soul. O modelo será vendido no Brasil, em data ainda não definida de 2020, em versões com motor 1.6 a gasolina e totalmente elétrica.

O executivo ainda disse que pretende comercializar outro SUV no país. No entanto, esse modelo ainda não foi definido entre as opções que a empresa vem estudando para o nosso mercado.

Um dos modelos mais cotados é o Stonic, que também aparece nas fotos de divulgação do Centro Tecnológico Gandini e já foi mostrado ao público brasileiro na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. O crossover foi desenvolvido a partir da plataforma do hatch Rio para o mercado europeu. Por aqui, ele competiria contra Honda WR-V, Hyundai HB20X, entre outros pequenos aventureiros.

Na Europa, o Stonic é oferecido com motorizações a gasolina 1.2 litro de 84 cv e 1.0 turbo de 120 cv (a mesma do novo Hyundai HB20), além de uma 1.6 turbo diesel em variantes de 115 cv e 136 cv.

Kia Stonic e Niro em testes laboratoriais; o carro coberto seria uma das novidades previstas para 2020?

Outro candidato poderá ser o Seltos, revelado em junho, na Índia. O SUV de projeto global conta com três motorizações: 1.6 turbo a gasolina de 174 cv de potência, 2.0 aspirada a gasolina de 147 cv e 1.6 turbodiesel de 134 cv. A primeira deve ser a mais cotada para o Brasil.

Fotos: Divulgação

Tags

Sobre o autor

Editor-assistente. Gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas sempre se diverte quando precisa avaliar um utilitário no fora-de-estrada ou acelerar um superesportivo num autódromo.