Image

Novo Chevrolet Onix Plus chega com nota máxima em segurança a partir de R$ 58.790

12

set
2019

Após diversos flagras e rumores publicados nos últimos meses, o novo Chevrolet Onix Plus é lançado no mercado brasileiro. Além da estrutura totalmente nova, o modelo marca a estreia da inédita motorização 1.0 turbo flex de três cilindros da General Motors, com opções de câmbio automático e manual, ambos de seis marchas. A novidade chega às concessionárias em novembro.

Nesta geração, o Onix e Onix Plus passam a sair de fábrica equipados de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e Isofix. Graças a esses recursos e à melhor capacidade de proteção da nova plataforma, para adultos e crianças, o Onix Plus atingiu a nota máxima de cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP (veja o vídeo abaixo).

A dupla, que chega para competir nas categorias de Toyota Yaris (hatch e sedã) e Volkswagen Polo e Virtus, foi desenvolvida na China em parceria com a empresa local SAIC. A plataforma GEM, dedicada a mercados emergentes, permitiu construir, no caso do sedã, um carro consideravelmente maior que o antigo Prisma, tanto em comprimento (ganho de 8 centímetros para chegar a 4,47 metros) quanto em distância entre-eixos (mais 8 cm para atingir 2,60 m). Em contrapartida, o porta-malas de 469 litros leva menos bagagem que o compartimento de 500 litros do Prisma. O peso em ordem de marcha varia entre 1.082 kg e 1.117 kg, dependendo da versão.

Com essas medidas, o Onix Plus também poderá suprir a demanda pelo veterano Cobalt, candidato a sair de linha no ano que vem.

Já o motor 1.0 turbo flex tem como propósito a eficiência no consumo de combustível, embora o turbocompressor sugira, para alguns, um arroubo de esportividade. O propulsor entrega 116 cv de potência e 16,3/16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol) – números inferiores aos 125 cv e 18,3 kgfm da versão chinesa com injeção direta de gasolina. Segundo os dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,7 segundos.

As médias de consumo informadas pela GM são de 10,9 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. Usando etanol, esses números são de 8,6 km/l e 12 km/l, respectivamente.

No caso da variante com transmissão manual, as médias são de 13,7 km/l em trecho urbano e 17 km/l em percurso rodoviário rodando com gasolina. Abastecido com etanol, as médias são de 9,6 km/l e 12,2 km/l.

Em termos de conteúdo, um dos destaques é a nova geração do sistema multimídia MyLink. Além do visual atualizado, da integração com o serviço OnStar de rastreamento e concierge e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, o equipamento conta com internet sem fio 4G, que cria uma rede de navegação para até sete dispositivos no interior do veículo. Veja abaixo os preços e principais itens de série do Onix Plus:

Novo Onix Plus 1.0 turbo AT6 (R$ 58.790): direção elétrica; ar-condicionado; seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; cinto de segurança e encosto de cabeça para o terceiro passageiro traseiro; sistemas Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis; freios com ABS e EBD; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; aviso sonoro do cinto de segurança; regulagem de altura dos faróis; repetidores de setas laterais; lanterna de neblina; faróis com temporizador; rodas de aço aro 15” com calotas; chave canivete; computador de bordo; controlador de velocidade; vidros elétricos nas quatro portas com função “um toque”; travas elétricas; rádio AM/FM/Bluetooth/MP3/WMA/USB; entrada USB dupla para o banco traseiro; desembaçador do vidro traseiro; banco traseiro bipartido rebatível.

Novo Onix Plus LT 1.0 turbo MT6 (R$ 61.190): pacote anterior, mais banco do motorista com regulagem de altura; faróis de neblina; rodas de liga leve de 15 polegadas; maçanetas e espelhos externos com regulagem elétrica e pintados na cor da carroceria; maçanetas internas na cor prata; painel de instrumentos com tela TFT de 3,5”; volante com ajustes de altura e profundidade com comandos de rádio e telefonia; sistema de entretenimento MyLink3 com tela LCD de 7”, integração com smartphones Android e Apple, rádio AM/FM/Bluetooth/USB; entrada USB para o banco traseiro (apenas carregamento);

Novo Onix Plus LT 1.0 turbo AT6 (R$ 66.490): adiciona transmissão automática de seis marchas; controle de cruzeiro; MyLink3 com internet sem fio.

Novo Onix Plus LTZ 1.0 turbo MT6 (R$ 65.790): itens da LT 1.0 turbo AT6, mais sensor de estacionamento traseiro; câmera de ré; faróis com acendimento automático; carregador de celular sem fio; chave presencial; partida do motor sem chave.

Novo Onix Plus LTZ 1.0 turbo AT6 (R$ 70.990): pacote anterior, câmbio automático e controle de cruzeiro.

Novo Onix Plus Premier 1.0 turbo AT6 (R$ 73.190): itens da LTZ automática, mais bancos revestidos parcialmente de couro; luzes diurnas e lanternas traseiras de LED; acabamento externo com frisos cromados; volante revestido de couro; rodas de liga leve de 16”; faróis com projetores. Opcionais: ar-condicionado automático; sistema de estacionamento automático; sensor de ponto cego e acabamento interno nas cores preto com caramelo ou preto com cinza (R$ 3 mil).

Cores: a pintura metálica preto Ouro Negro é a única opção sem custo adicional. A sólida branco Summit é oferecida por R$ 750, enquanto as metálicas vermelho Carmim, prata Switchblade e azul Seeker são vendidas por R$ 1.590 cada.

Os novos Onix e Onix Plus têm garantia de três anos e revisões programadas com preço fixo até os 60 mil quilômetros. A GM diz que o intervalo das manutenções passou de 5 mil km para 10 mil km.

Fotos: Divulgação