Image

Novo BMW X5 blindado de fábrica resiste a tiros de fuzil e explosões

27

ago
2019

Atualmente o carro mais caro feito no Brasil, a nova geração do BMW X5 teve uma versão apresentada na Alemanha que teria bom potencial de vendas por aqui devido o alto índice de criminalidade registrado em boa parte do nosso país. Batizado de X5 Protection VR6, o SUV blindado de fábrica é capaz de suportar até disparos de fuzis calibre 7,62 x 39 mm e explosões.

De acordo com a BMW, o carro foi desenvolvido para o uso de autoridades e clientes endinheirados em regiões da África, América do Sul e Rússia. A proteção balística atende às exigências da classe de blindagem VR6 (padrão definido pelo órgão europeu que regulamenta esse tipo de proteção em veículos e construções).

Vale lembrar que no Brasil o Exército restringe a blindagem de veículos civis ao nível III-A, que suporta disparos de armas de mão de calibre até 9 mm e Magnum .44.

A fabricante destaca também que o X5 Protection VR6 ainda resiste a explosão de 15 kg de TNT detonados a quatro metros de distância.

A carroceria do SUV conta com painéis de aço de alta resistência nas portas, teto, estruturas laterais e na divisão entre a cabine e o motor. A parte inferior do carro recebe peças de alumínio como complemento da proteção, enquanto o porta-malas é separado do habitáculo por uma janela de policarbonato que tem a função de barrar algum estilhaço de explosivo que possa atravessar a blindagem. Já o tanque de combustível é revestido com um tipo de selante que veda alguma perfuração.

Os vidros do X5 Protection VR6 têm 33 milímetros de espessura, enquanto as rodas de 20 polegadas são calçadas em pneus com paredes laterais reforçadas.

Para quem quer (ou precisa de) mais proteção, a BMW oferece blindagens adicionais no assoalho contra explosões de granadas de mão e no teto para suportar até 200 gramas de explosivo C4.

O interior oferece bom nível de conforto para os ocupantes, que contam com bancos revestidos de couro com ventilação e massageador, ar-condicionado de quatro zonas e intercomunicador com o exterior.

Para deixar a área de risco rapidamente, o SUV de mais de duas toneladas é movido pelo motor 4.4 V8 biturbo a gasolina de 530 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. De acordo com os dados de fábrica, o X5 Protection VR6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).

A BMW não divulgou os preços do carro padrão e seus opcionais.

Fotos: Divulgação