Image

Perto do lançamento, novo Toyota Corolla roda sem disfarces no interior de SP

24

ago
2019

A nova geração do Toyota Corolla será lançada no Brasil apenas no próximo dia 3 de setembro, mas algumas unidades do sedã já rodam emplacadas e sem disfarces. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram o modelo nas ruas de Indaiatuba, cidade paulista onde fica sediada a fábrica da Toyota responsável pela produção do Corolla – Etios e Yaris são feitos em Sorocaba, também no interior de São Paulo.

Os carros flagrados são exemplares da versão topo de linha Altis Premium Hybrid, equipadas com o conjunto motriz híbrido herdado do Prius, porém, adaptado com a tecnologia bicombustível para rodar com etanol. O motor 1.8 a combustão de até 101 cv de potência trabalha combinado a um propulsor elétrico de 72 cv. A potência combinada ainda não foi divulgada, mas deverá superar os 123 cv do Prius, movido somente a gasolina.

Já as versões movidas a combustão levarão sob o capô o conhecido motor aspirado 2.0 flex, aprimorado para entregar 167 cv de potência e 21,4 kgfm de torque (no modelo anterior a unidade gerava até 154 cv e 20,7 kgfm, respectivamente).

Outra novidade é a inédita transmissão automática CVT com simulação de 10 marchas. Para reduzir o ruído e melhorar o desempenho do carro em arrancadas, a Toyota adotou um sistema de relação real na primeira marcha, semelhante ao usado em caixas manuais.

O novo Corolla nacional seguirá o estilo da versão europeia, com linhas menos arrojadas que as do modelo norte-americano. Construído sobre a moderna plataforma TNGA (a mesma do híbrido Prius), o sedã ganhou suspensão traseira multilink e está ligeiramente maior que a geração anterior em algumas medidas: ganho de 2 centímetros no comprimento (4,64 metros) e 1 cm na largura (1,78 m).

No entanto, a distância entre-eixos de 2,70 m foi mantida. É possível que o Corolla brasileiro seja um pouco mais alto que o modelo europeu (1,43 m) por conta das suspensões modificadas para as nossas condições de rodagem.

A gama do novo Corolla será composta pelas versões GLi, XEi e Altis, equipadas com o motor 2.0. Já o conjunto híbrido flex será exclusivo das variantes Altis S e Altis Premium.

A partir da configuração Altis 2.0, o Corolla será equipado de série com teto solar elétrico e o pacote de assistências de condução Toyota Sense (inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa e frenagem automática de emergência).

Os preços serão divulgados somente no evento de lançamento, mas concessionários estimam que o novo Corolla custará entre R$ 100 mil e R$ 135 mil.

Fotos: Reprodução internet e Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.