Image

Superflagra comprova que o novo Chevrolet Onix Sedan é um mini-Cruze

11

ago
2019

Prestes a ser apresentado oficialmente no Brasil, o Chevrolet Onix Sedan já circula praticamente sem camuflagem. Os jornalistas Renan Rodrigues, do Carsale, e Lukas Kenji flagraram um protótipo do sedã compacto rodando em testes finais na Rodovia dos Bandeirantes, no interior de São Paulo.

As imagens estão entre as mais explícitas já feitas do modelo na mídia brasileira antes do lançamento oficial, e mostram que o Onix Sedan (e depois o hatch) tem uma dianteira muito semelhante à do novo Chevrolet Cruze, que está um degrau acima na gama da marca da General Motors (ou seja, é maior e mais caro) e teve a apresentação da gama 2020 antecipada para a semana passada, ainda sem os preços.

O Onix Sedan deve ser lançado no mercado brasileiro em setembro, estreando a motorização 1.0 turbo flex de três cilindros com opções de câmbio automático e manual, ambos de seis marchas. Na versão chinesa movida apenas a gasolina, o propulsor rende 125 cv de potência a 5.800 rpm e 18,3 kgfm entre 1.350 e 4.000 rpm. Por aqui, esse motor deve atingir números um pouco maiores com o uso de etanol.

Parentes (muito) próximos: novos Onix Sedan (alto) e Chevrolet Cruze

Parentes (muito) próximos: novos Onix Sedan (alto) e Chevrolet Cruze

Comparado com o Prisma, o Onix Sedan é 19 cm mais comprido (4,47 metros) e tem 8 cm a mais no entre-eixos (2,60 metros, medida que há alguns anos era própria de sedãs médios). Com essas dimensões, o novato também poderá suprir a demanda pelo Cobalt, candidato a sair de linha em breve.

Com esses requisitos, o novo sedã compacto da Chevrolet terá como principais concorrentes o Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Fiat Cronos.

Visualmente, o novo sedã é idêntico à versão chinesa, apresentada em maio. O modelo foi desenvolvido no país asiático em parceria com a empresa local SAIC. A plataforma usada pelo Onix Sedan será compartilhada com o hatch Onix Plus e a nova geração do SUV Tracker.

A GM já confirmou que o modelo nacional terá diferenças de acabamento e conteúdo em relação ao similar chinês. O painel terá instrumentos com contornos cromados, peças em plástico preto brilhante (black piano) e central multimídia com tela flutuante – como mostra o recente flagra do Onix Plus que a reportagem do Carsale fotografou no Grande ABC.

Falando em central multimídia, o equipamento será atualizado com uma versão mais recente do sistema MyLink, além da integração com o serviço OnStar de rastreamento e concierge e a compatibilidade e espelhamento de tela de smartphones Android e Apple. Outra novidade será a possibilidade de rotear o sinal de internet sem fio 4G para os celulares dos ocupantes do veículo.

Fotos: Lukas Kenji/especial para o Carsale e divulgação