Image

Rival da Fiat Toro, VW Tarok será feita no Paraná no final de 2020

29

jul
2019

Apresentada na forma de conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen Tarok será fabricada em São José dos Pinhais (PR), segundo o jornalista Marlos Ney Vidal do site Autos Segredos. A picape de porte intermediário será produzida na unidade paranaense entre o final de 2020 e o início de 2021, posicionada entre a Saveiro e a Amarok para competir com a Fiat Toro. 

De acordo com Vidal, fornecedores da Volks já foram informados da aprovação do projeto da Tarok na fábrica paranaense, onde atualmente são feitos o SUV compacto T-Cross e o hatch compacto Fox.

A Tarok foi desenvolvida a partir da plataforma modular MQB (a mesma dos modelos Golf, Jetta, Passat e Tiguan). Ela mede 4,91 metros de comprimento (mesma medida da Toro) por 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos. Os balanços dianteiro e traseiro têm 91,4 centímetros na dianteira e 1,01 m na traseira, respectivamente.

Já a caçamba possui 1,09 m de largura entre as caixas de rodas, 60 cm de largura e 1,20 m de comprimento – medida que pode chegar a 2,77 m com o rebatimento dos encostos do banco traseiro e do painel da cabine. A Volkswagen diz que a versão de produção terá capacidade de carga de uma tonelada.

O conceito é equipado com o motor 1.4 TSI flex, que gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com etanol e/ou gasolina. O propulsor é combinado ao câmbio automático de seis marchas e sistema de tração integral 4MOTION.

Um seletor dos quatro modos de condução (Rua, Neve, Offroad e Offroad Individual) posicionado atrás da alavanca do câmbio permite controlar as funções da tração de acordo com as condições de rodagem.

Fotos: Larissa Florencio e Divulgação