Image

Ford confirma mini-Bronco e F-150 na América do Sul em 2020, mas Brasil é dúvida

26

jul
2019

A Ford vai lançar na América do Sul a versão compacta do novo SUV Bronco e a picape F-150. Os dois modelos fazem parte do plano global de negócios da companhia para o biênio 2019-20, cujo cronograma de lançamentos foi divulgado numa assembleia com acionistas nesta quinta-feira (24).

É natural que, como maior mercado automotivo do subcontinente, o Brasil seja o primeiro da fila para receber os dois modelos — mas a lista de produtos menciona apenas “South America”, sem especificar os países. Além disso, inclui renovações e/ou novas gerações de carros que jamais foram vendidos no país.

É o caso da versão local do SUV Escape, o Kuga, que é vendido até na vizinha Argentina, mas somente por importação.

Por outro lado, o cronograma não deixa dúvidas de que o SUV Territory, ao menos até 2020, será limitado ao mercado chinês. O Explorer, um degrau acima do Escape, é citado para o mercado sul-americano e já havia sido mencionado num plano da Ford para a região — mas, novamente, não há confirmação a respeito do Brasil.

"Baby" Bronco durante teste off-road (reprodução Fox News)

“Baby” Bronco durante teste off-road (reprodução Fox News)

A variação menor do novo Bronco, cujo nome ainda não está definido (tem sido chamada de Baby Bronco) deve ser baseada no Escape, e já apareceu em alguns flagrantes — sob forte camuflagem — como um modelo bem “quadradão”, lembrando os SUVs mais antigos da Land Rover.

Vale lembrar que Bronco, que em português do Brasil significa “pessoa rude, grosseira”, é uma designação americana para cavalos de rodeio — Mustang e Pinto, este último o nome de um Ford dos anos 1970 que pegava fogo quando tocado por trás, também se referem a equinos (cavalo semi-selvagem e pônei malhado, respectivamente).

O Bronco ficou mundialmente famoso por ter sido usado pelo ex-jogador de futebol americano e ator OJ Simpson em sua lendária fuga em câmera lenta pelas estradas de Los Angeles, antes de ser preso por duplo homicídio (ele foi absolvido depois). O SUV vai ser relançado nos Estados Unidos ainda este ano, mas ainda não há imagens do carro de produção (na foto maior, um dos flagrantes de uma “mula” do modelo durante testes).

OJ Simpson ao volante do antigo Bronco

OJ Simpson ao volante do antigo Bronco

Imagens: reprodução