Image

Em crash test do Latin NCAP, Argo e Cronos frustram expectativa da própria Fiat

16

jul
2019

Dois dos mais recentes e importantes lançamentos da Fiat no Brasil, Argo e Cronos, tiveram um resultado fraco no teste de segurança para adultos do Latin NCAP, entidade independente que avalia veículos novos à venda na América Latina.

Impacto lateral no Fiat Argo, considerado ponto fraco

Impacto lateral no Fiat Argo, considerado ponto fraco

Hatch e sedã levaram três estrelas, de cinco possíveis, no quesito segurança para adultos a bordo, medida por meio de testes de colisão (crash tests). Os dois modelos tiveram desempenho melhor na proteção a crianças, com quatro estrelas.

MAIS LATIN NCAP
Toyota RAV4 conquista cinco estrelas
Fox e SpaceFox ficam com apenas três
Ford Ka melhora para ganhar 3ª estrelas
Fiat Toro leva quatro estrelas

No ano passado, pouco antes do lançamento do sedã Cronos, um dos mas experientes executivos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), o diretor de desenvolvimento Claudio DeMaria, disse estar certo de que os dois modelos receberiam nota máxima pelo menos “na estrutura”.

O Latin NCAP avaliou que a carroceria (e, portanto, a estrutura) comportou-se de modo instável nos testes, mas que o projeto possui qualidades para ser aperfeiçoado.

ASSISTA AO VÍDEO OFICIAL DO CRASH TEST:

Na avaliação do instituto, pesou contra o Argo e o Cronos a ausência de controle de estabilidade (ESC) e do aviso sonoro para uso do cinto de segurança. Além disso, a região do tórax dos ocupantes dianteiros (que, assume-se, são adultos) foi considerada vulnerável em caso de impactos laterais.

As quatro (e não cinco) estrelas para a proteção às crianças deveram-se à inadequação das sinalizações do desativador do airbag do passageiro e do sistema Isofix de ancoragem de cadeirinhas de bebê.

Impacto frontal do Fiat Cronos

Impacto frontal do Fiat Cronos

“[A nova] plataforma da FCA mostrou bons conceitos em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores”, comentou Alejandro Furas,  secretário-geral do Latin NCAP. Mas ele ressalvou: “É preocupante que uma montadora como a FCA ainda não ofereça ESC de série num carro novo como o Argo/Cronos” Os dois modelos usam a mesma plataforma.

Na mesma bateria de testes, o Toyota Etios (hatch e sedã) conquistou quatro estrelas nas proteções a adultos e crianças.

Imagens: divulgação