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Fiat Toro Endurance flex manual é alternativa às picapes pequenas completas

15

jul
2019

A Fiat Toro chegou à linha 2020 com discretas mudanças visuais e de conteúdo. Desde a configuração de entrada Endurance, a picape passa a contar com uma proteção plástica no para-choque dianteiro, que simula um quebra-mato, santo-antônio com grade protetora para o vidro traseiro e uma nova central multimídia com tela tátil de 7 polegadas (veja os preços de todas as versões no final da matéria).

O equipamento, de operação mais intuitiva que a antiga e minúscula central, é dotado de conexão Bluetooth, entrada USB e compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O GPS nativo TomTom, segundo a Fiat, pode suprir uma possível perda de sinal dos aplicativos de navegação de smartphones.

A versão intermediária Freedom agora pode receber o pacote estético S-Design, oferecido em carros da Fiat na Europa. O opcional de R$5 mil acrescenta adesivos em preto fosco no capô e na tampa da caçamba, além de pintura escurecida nas rodas, emblemas, estribos laterais e santo-antônio. Os espelhos externos, grade frontal e barras de teto são pintados de cinza.

Já a Toro Volcano, disponível com as motorizações 2.4 flex e 2.0 turbodiesel, passa a sair de fábrica equipada de série com sete airbags.

A única novidade mecânica é a oferta do câmbio manual de cinco marchas na Toro Endurance 1.8 flex. A transmissão é a mesma que deixou de ser oferecida no Jeep Renegade com a mesma motorização, porém, com a relação de diferencial encurtada para dar mais agilidade à picape.

Os motores 2.4 flex de até 186 cv de potência e 2.0 turbodiesel de 170 cv, sempre combinados à caixa automática de nove velocidades, não sofreram alterações.

FIAT TORO COM PORTA-MALAS
Outra novidade confirmada pela Fiat é a versão Ultra. Baseada na Volcano turbodiesel, a picape será vendida no último trimestre do ano com uma tampa rígida sobre a caçamba, que transforma o compartimento de carga em um porta-malas de 820 litros de capacidade. A marca diz que o equipamento atenderá o pedido de clientes por uma cobertura de melhor impermeabilidade em relação às capotas marítimas. A tampa, com trava de segurança e amortecedores pressurizados para facilitar a abertura, pode ser removida caso seja necessário transportar objetos maiores.

TORO VAI BEM COM CÂMBIO MANUAL
Testamos a Toro Endurance manual em um trajeto de aproximadamente 40 quilômetros nas imediações da capital pernambucana Recife. Como no Renegade flex, o desempenho da picape foi ligeiramente superior ao da versão automática. O motor 1.8 rende melhor a partir de médias rotações, mas é preciso trabalhar as reduções de marcha para embalar o veículo de quase 1.600 kg.

Mesmo com a falta e fôlego do propulsor, a Toro Endurance é agradável de guiar. A alavanca do câmbio tem engates curtos e precisos para um Fiat, enquanto o pedal de embreagem tem acionamento leve e boa modulação – bem diferente das primeiras Toro diesel com caixa manual, que deixavam o motor apagar ao menor movimento da perna esquerda do motorista.

Infelizmente não foi possível avaliar a picape com mais passageiros e alguma carga na caçamba, condições as quais esperamos submetê-la, em breve, em nossos testes instrumentados em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia.

De resto, a picape manteve a direção leve, o rodar confortável e o bom isolamento acústico – características que ajudam a Toro vender bem entre clientes que procuram um carro versátil e mais dócil de dirigir que uma picape média.

A Fiat diz que a Toro Endurance 1.8 flex manual (R$ 92.990) chega para atender quem procura uma picape para trabalho. No entanto, vemos essa versão também como uma opção às variantes completonas das picapes compactas. Olhando a gama Fiat, a Strada Adventure cabine dupla com a mesma motorização 1.8 flex da Toro sai por R$ 86.690 com o acréscimo de pintura metálica e bloqueio eletrônico de diferencial Locker. Já a Volkswagen Saveiro Cross cabine dupla com pintura metálica chega a R$ 86.180.

No caso da intermediária Renault Duster Oroch Dynamique 2.0, a picape atinge os R$ 83.340 se o comprador adicionar bancos de couro, pintura metálica e o pacote Outsider (proteção frontal com faróis auxiliares, capota marítima, alargadores de para-lama e grade protetora do vidro traseiro). O valor sobe a R$ 88.340 com o acréscimo da arcaica transmissão automática de quatro marchas.

A diferença de preços da Toro Endurance para as rivais menores pode passar dos R$ 6 mil, mas é um valor que compensa em atributos, como a qualidade de construção e conforto superiores, cabine com quatro portas e caçambas mais espaçosas e, principalmente, o maior nível de segurança por se tratar de um projeto mais moderno, dotado de controle de estabilidade de série e estrutura bem avaliada nos testes de impacto do Latin NCAP.

Preços da Fiat Toro 2020
– Toro Endurance 1.8 Flex MT5 – R$ 92.990
– Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 98.990
– Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 129.990
– Toro Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 109.990
– Toro Freedom 1.8 Flex AT6 S-Design – R$ 114.990
– Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 140.990
– Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 S-Design – R$ 145.990
– Toro Volcano 2.4 Flex AT9 – R$ 122.990
– Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 152.990
– Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 159.990

Viagem e teste-drive a convite da FCA
Fotos: Guilherme Silva e Divulgação

Ficha técnica
 
CarroceriaMonobloco em aço, quatro portas, cinco lugares
MotorTransversal, injeção multiponto, comando simples com variador de fase na admissão acionado por corrente, a gasolina e/ou etanol
Número de cilindros4
Número de válvulas16 (quatro por cilindro)
Taxa de compressão12,5:1
Cilindrada1.747 cm³
Potência (gasolina/etanol)135/139 cv a 5.750 rpm
Torque (gasolina/etanol)18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm
TransmissãoManual de cinco marchas
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Suspensão traseiraIndependente multibraço
Pneus e rodas215/65 R16, roda de aço
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosTambores com ABS e EBD
Tanque de combustível 60 litros
Volume da caçamba820 litros
Altura1,68 m
Comprimento4,90 m
Largura1,84 m (sem espelhos)
Entre-eixos 2,99 m
Peso em ordem de marcha1.598 kg
Carga útil650 kg
Ângulo de entrada25,7º
Ângulo de saída28,3º
Altura livre do solo206 mm
Diâmetro de giro12,2 m
Aceleração 0 a 100 km/h (dado de fábrica)12 segundos
Velocidade máxima (dado de fábrica)180 km/h

Sobre o autor

Editor-assistente. Gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas sempre se diverte quando precisa avaliar um utilitário no fora-de-estrada ou acelerar um superesportivo num autódromo.