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Nissan dos EUA derrapa na briga dos SUVs, mas prepara reação

17

jun
2019

A briga pela liderança no segmento de SUVs e crossovers é encarniçada em vários mercados ao redor do planeta, mas em nenhum é tão significativa quanto nos Estados Unidos — um país obcecado por jipes urbanos e picapes.

Um dos players mais robustos é a Nissan, que oferece uma gama de seis modelos que podem ser descritos como SUVs e crossovers. Do menor para o maior: Kicks, Rogue Sport, Rogue, Murano, Pathfinder e Armada. (Em 2017, o Juke foi descontinuado nos EUA.)

Possível Rogue 2021, flagrado sob forte camuflagem

Possível Rogue 2021, flagrado sob forte camuflagem

A Infiniti, marca de luxo da Nissan, replica alguns deles em seu portfólio.

No entanto, o modelo mais bem-sucedido da Nissan no segmento (e no mercado dos EUA) começa a derrapar feio nos números de vendas: trata-se do Rogue, que não é vendido no Brasil.

Em 2018, ele foi o 5º veículo mais emplacado nos EUA, perdendo apenas da eterna dupla de campeão e vice, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, de uma terceira picape, a Ram, e do Toyota RAV4 — e deste por margem pequena. No total, foram 412.110 vendas do Rogue, que dentro do portfólio Nissan praticamente igualou a soma dos onipresentes sedãs Altima e Sentra.

Neste ano, tudo parecia pronto para o Nissan engolir o RAV4 e se tornar o jipe urbano mais popular entre os americanos. Só que, justamente agora, a General Motors passou a colher os frutos da renovação geracional do Chevrolet Equinox, e o modelo disparou nos emplacamentos, chegando ao 5º lugar com 150.350 vendas acumuladas até o final de maio (em 2018 ele ficou em 8º).

A patinada do Rogue o deixou no 7º lugar no acumulado do ano, com 146.573 vendas (queda de 17,7% ante o mesmo período um ano atrás), seguido de muito perto pelo Honda CR-V, buzinando alto com suas 146.517 vendas.

O sucesso do novo Equinox pode ser a explicação do relativo fracasso do Rogue, só que ao contrário: a atual geração do Nissan foi lançada como ano-modelo 2014, e já pede desesperadamente uma atualização estilística.

A Nissan já cuidou disso em outros carros. Maiores e de público-alvo mais específico, Pathfinder e Murano ganharam visual arrojado (ou seja, pontiagudo), e a uniformização da gama de sedãs foi tão bem-sucedida que operou o milagre de embelezar o Versa.

Imagens divulgadas nesta segunda-feira (17) por sites automotivos dos EUA sugerem que chegou a vez do Rogue. Um veículo fortemente camuflado foi fotografado circulando à luz do dia em alguma parte do país, e — forçando um pouco a vista — dá para notar a típica grade frontal em formato de “V” que chancela o design atual da Nissan.

Xmotion Concept: se a Nissan quiser ousar, esse é o cara

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Aparentemente, o Rogue vai crescer um pouco e adotar conjuntos ópticos mais afilados e definidos, já que as luzes de posição devem ser separadas dos faróis dianteiros principais. A silhueta do modelo também ficaria mais fluida (como a do Murano) e o teto pode ganhar o efeito de flutuação, com as colunas escuras.

A referência principal pode ser o conceito Xmotion, apresentado no Salão de Detroit de 2018 como proposta de crossover com três fileiras de assentos — não é o caso do Rogue, mas a assinatura visual é o que interessa no protótipo.

O lançamento do Rogue renovado deve acontecer provavelmente em 2020, como ano-modelo 2021. Em outras palavras: 2019 já é um ano perdido na disputa pela liderança do segmento, e 2020 será de transição. No final de 2021 ou 22, pode ser que venhamos a escrever sobre como o Rogue deu um chapéu no “desatualizado” Equinox, driblou o RAV4 e chegou ao topo.

Imagens: divulgação e reprodução
Dados de vendas: Focus2Move

Claudio de Souza é jornalista desde 1994 e atua no setor automotivo desde 2007. Ex-editor de UOL Carros e Carro Online, ele recebeu o prêmio SAE de jornalismo online em 2011. Em sua visão, carro tem de ser bom, e não apaixonante. Baseado nos Estados Unidos, discute nesta coluna os assuntos globais da indústria e do mercado. Escreva para ele: claudio.souza@carsale.com.br