Image

VW do Brasil inaugura laboratório de realidade virtual para criar futuros carros

22

mai
2019

A Volkswagen inaugurou no Brasil o Laboratório de Protótipo Virtual, que conta com recursos tecnológicos de realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos. Localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o espaço será utilizado pelo time da Engenharia de Protótipos para tornar reais os carros que serão lançados futuramente.

CARSALE RECOMENDA:
+ Conheça a Mitsubishi L200, picape casca-grossa
+ Prefere SUV? Tem o Mitsubishi Eclipse Cross
+ Suzuki Vitara: estilo que faz sentido

De acordo com a VW, as ferramentas do novo laboratório possibilitam imagens tão perfeitas que possibilitam visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima, além fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

Uma das ferramentas de destaque é o cockpit de visualização, uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, uma pessoa consegue visualizar e “sentir”, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças. Além disso, todas as imagens que o profissional vê por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60 polegadas instalado na sala. O laboratório também conta com equipamento de realidade aumentada, que permite mesclar os ambientes físico e virtual.

Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica da VW na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP)

Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.

+ Designers da Ford usam apenas óculos 3D e gestos para criar novos carros

Imagens: Divulgação 

“Carsale Recomenda” é uma ação publicitária independente do conteúdo editorial