Image

GM lança nova arquitetura eletrônica com foco em carros autônomos, elétricos e conectados

20

mai
2019

Seguindo a tendência de mercado de priorizar o desenvolvimento de carros elétricos e de sistemas de condução autônoma, a General Motors anunciou nesta segunda-feira (20), nos Estados Unidos, o lançamento de uma nova arquitetura eletrônica veicular. 

CARSALE RECOMENDA:
+ Conheça a Mitsubishi L200, picape casca-grossa
+ Prefere SUV? Tem o Mitsubishi Eclipse Cross
+ Suzuki Vitara: estilo que faz sentido

Desenvolvida por um time global de especialistas da GM em diversos centros de desenvolvimento pelo mundo, a nova arquitetura fará sua estreia no Cadillac CT5 que chega às lojas da marca no fim deste ano e também será utilizada para equipar globalmente a maior parte dos veículos da companhia até 2023.

De acordo com a fabricante norte-americana, a tecnologia é composta por um sistema eletrônico inteligente capaz de processar até 4,5 terabytes de dados por hora – cinco vezes mais do que a arquitetura corrente. Além disso, ela tem a capacidade de atualização remota de sistemas e suas funcionalidades por toda sua vida útil do veículo, algo próximo do que já acontece com smartphones.

Outra vantagem da nova arquitetura é que ela proporciona uma comunicação mais rápida entre os sistemas do próprio veículo e entre fontes externas graças às conexões de internet de 100Mbs, 1Gpbs e 10Gbps.

“A eletrônica tem cada vez mais relevância em nossos veículos”, ressaltou o presidente mundial da General Motors, Mark Reuss. “Nosso novo conceito de arquitetura digital veicular vai dar suporte às inovações futuras em uma ampla gama de avanços, incluindo a democratização dos veículos elétricos e autônomos”.

A questão da segurança cibernética é outro pilar desta nova arquitetura eletrônica. O sistema inclui recursos adicionais de proteção tanto para hardware como para software.

“Carsale Recomenda” é uma ação publicitária independente do conteúdo editorial

Imagens: Divulgação