Image

Jeep Compass, Toyota Corolla e Volvo XC60 são os campeões de blindagem

10

mai
2019

Modelo mais vendido no segmento de utilitários esportivos zero quilômetro (60.284 emplacamentos) e o nono mais emplacado no ranking geral da Fenabrave em 2018, o Jeep Compass também foi o carro mais blindado no Brasil no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Os dados da entidade levam em consideração as 27 empresas associadas, que representam mais de 60% da produção total de veículos blindados no país.

CARSALE RECOMENDA:
+ Conheça a Mitsubishi L200, picape casca-grossa
+ Prefere SUV? Tem o Mitsubishi Eclipse Cross
+ Suzuki Vitara: estilo que faz sentido

Na segunda posição no ranking de blindagem está o Toyota Corolla, seguido do Volvo XC60, que completa o “pódio”. Land Rover Discovery e BMW X1 integram a lista dos cinco modelos mais blindados.

A blindagem de nível III-A foi a mais praticada no mercado. O custo médio é de R$ 53.850,00.

Segundo a Abrablin, no ano passado 11.912 veículos receberam esse tipo de proteção no país, contribuindo para que a frota blindada estimada chegasse a quase 220 mil unidades. Para 2019, a associação prevê crescimento entre 20% e 25%.

A blindagem de nível III-A, que resiste aos disparos de submetralhadoras, pistolas 9mm e revólveres calibre 44, foi a mais praticada no mercado. O custo médio para esse tipo de proteção é de R$ 53.850,00.

ONDE – De acordo com a Abrablin, em 2017, quase 75% da produção de blindagem se concentrava em São Paulo. Já em 2018, o estado paulista foi responsável por 66% da produção. No ranking estadual da blindagem, Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 15,87% – quase o dobro do que foi registrado em 2017 (8,45%).

Os estados de Pernambuco (5,96%); Ceará (4,01%); e Minas Gerais (2,43%) compõem a lista dos cinco estados que mais blindaram no ano passado. Rio Grande do Norte (2,07%); Pará (1,65%); Santa Catarina (0,45%); Goiás (0,37%); e Bahia (0,31%) fecham a lista dos dez estados que mais produziram blindados no ano passado.

QUEM – Ao traçar o perfil do usuário da blindagem, a pesquisa da entidade revela que as mulheres estão ampliando a presença no segmento. Em 2018, elas representaram 46% do perfil de usuário desse tipo de proteção. No ano anterior, elas somaram 43% do total.

Com relação à faixa etária, enquanto a maioria masculina (38%) tem entre 50 e 59 anos, a maior parte das mulheres (39%) está na faixa dos 40 aos 49 anos. Do número total de usuários da blindagem, 61% são executivos/empresários; 16% políticos; 11% juízes; 9% artistas/cantores; e 3% outras ocupações.

Imagens: Divulgação
“Carsale Recomenda” é uma ação publicitária independente do conteúdo editorial.